Mensagem de Alckmin em favor de Daniel é vista como ‘reintegração de posse’ da legenda no Pará

Vice-presidente aparece em vídeo enaltecendo virtudes do prefeito de Ananindeua e sinaliza que PSB mudou de comando.

Por Olavo Dutra | Colaboradores

21/07/2024 11:00

Vice-presidente destaca prefeito de Ananindeua, que recebeu em Belém presidente do PSB para a convenção/Fotos: Divulgação.


E


m uma semana de movimentações lentas no campo político - lideranças importantes refugiaram-se no exterior para fugir do calor hostil destas bandas -, Ananindeua foi pródiga em ofertar novidades. A primeira delas foi a aparição de imagens da visita do casal Daniel e Alessandra ao vice-presidente Geraldo Alckmin. Logo começaria a circular o vídeo em que o vice-presidente enaltece as virtudes do prefeito de Ananindeua, candidato à reeleição e filiado ao PSB, partido de Alckmin.

 

A mensagem de Alckmin é um indicativo a mais de que, como destacou a Coluna Olavo Dutra no domingo passado, o PSB no Pará mudou de mãos. Cássio Andrade, ex-deputado e ex-proprietário da legenda recebeu, digamos, uma ordem de reintegração de posse da direção nacional em nome do prefeito da segunda maior cidade do Pará.

 

A fala do vice

 

No vídeo de três minutos de duração, o vice-presidente da República joga por terra as promessas feitas pelo ex-titular da legenda ao governador, de que impediria Daniel Santos de concorrer. Mas Alckmin diz: “Há quatro anos atrás, você - morador de Ananindeua - fez uma boa e correta escolha. Você escolheu alguém com experiência, preparo e responsabilidade de cuidar bem de sua casa, alguém capaz de lhe garantir um lugar digno para viver com mais qualidade de vida, com serviços públicos eficientes e melhores oportunidades para você e a sua família construírem juntos o futuro que desejam e que têm direito de alcançar”.

 

Nome homologado

 

Presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira desembarcou em Belém na madrugada de sábado e garantiu sua presença na Convenção do partido em Ananindeua, oportunidade em que a candidatura do prefeito Daniel Santos à reeleição foi homologada. Siqueira passou o dia de sábado em Ananindeua cumprindo agenda de visitas às obras realizadas pelo prefeito.

A convenção do PSB, aberta às 18 horas na Câmara de Vereadores, homologou, como previsto, a candidatura de Daniel Santos, que tentará a reeleição.

 

A presença maciça de apoiadores de Daniel Santos parece comprovar o prestígio eleitoral do prefeito de Ananindeua, que aparece em todas as pesquisas no município com mais de 80% de aprovação popular.

 

Evitar o confronto

 

Em que pesem os atritos entre o governador Helder e o prefeito de Ananindeua, o tom de Daniel tem sido o de evitar o confronto direto. O prefeito e candidato à reeleição fez questão de manter o tom moderado. Enfatizou que a união é pelo compromisso de continuar com um projeto audacioso de desenvolvimento da cidade de Ananindeua. “Estamos de mãos dadas pela população de Ananindeua. O que nos une é o desejo de fazer desta cidade um lugar melhor para se viver. Já colocamos Ananindeua em outro patamar, queremos continuar nessa direção e avançar ainda mais”, discursou.

 

Pesos e medidas

 

O tom moderado do prefeito contrasta com pelo menos duas falas de representantes partidários que declaram apoio à sua reeleição: de Éder Mauro, do PL, e Arnaldo Jordy, do Cidadania.

 

No dia anterior, o deputado Eder Mauro, conhecido pelo histrionismo, fez um pronunciamento em tom raivoso, situando em Ananindeua a refrega entre Jair Bolsonaro e Lula de 2022. A fala, considerada ‘fora do tom’ por assessores de Daniel, tenta nacionalizar a disputa, o que não é vantajoso para Daniel, que tem o objetivo de estar acima dessa refrega. Contudo, esse é o objetivo do PL. Como disse recentemente Waldemar da Costa Neto, presidente da legenda: “nacionalizar a disputa local é nossa maior oportunidade de manter a tensão que nos favoreceu em 2022”, referindo-se ao resultado legislativo, que fez o PL crescer.

 

Essa foi a primeira convenção partidária com data confirmada por partido com pré-candidatura à Prefeitura de Ananindeua. As convenções municipais começaram, oficialmente, a partir de sábado, 20 de julho. Pelo calendário eleitoral, os partidos podem realizar seus eventos para definir candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador até o dia 5 de agosto. Do dia 6 a 15 de agosto, os partidos precisam registrar na Justiça Eleitoral os nomes dos candidatos confirmados nas convenções. No dia 16 de agosto, a propaganda eleitoral estará liberada.

 

Olhar de repreensão

 

Arnaldo Jordy, por sua vez, tomou a palavra em nome de seu partido e desferiu um ataque direto e pessoal ao governador e ao ex-deputado Luiz Sefer, afastado da política por ter sido condenado a 21 anos de prisão. Embora colhendo aplausos moderados, Jordy recebeu severo olhar de Siqueira, o presidente nacional do PSB. Entenda-se: embora haja uma disputa local, nacionalmente o partido de Daniel faz parte da composição política que sustenta o governo Lula. “Esse tipo de fala não nos ajuda. Até prejudica”, disse um assessor de Daniel já do lado de fora do prédio da Câmara. “Recolhe aplausos aqui ou acolá de um ressentido, mas não ajuda. Não ganha votos. Podemos vencer as eleições sem isso. Xingamentos, cuspe no microfone, veia do pescoço dilatadas, nada disso é necessário para que Daniel vença. Temos que mostrar o que Daniel fez e o que vai fazer pela cidade e colher a vitória. Sem medo”, finalizou.

 

Papo Reto

 

·  Um internauta paraense denuncia anúncio veiculado nas redes sociais com oferta de venda de terreno na Ilha do Combu, em Belém, por R$ 90 mil (imagem).

 

· Detalhe: o DDD mostrado na postagem é de São Paulo, 011, parece irregular; e é. Afinal, o Combu é uma Área de Proteção Ambiental. 

 

·  Mosqueiro na casa do sem jeito:  todo guichê de venda de passagens aceita pix, débito e similares, menos em Mosqueiro. Só dinheiro em espécie, ou nada feito.

 

·  O TRE bem que deveria observar um casal que se exibe nas redes sociais como se casado fosse, mas, aparentemente, mora em ‘casas separadas’.

 

·  Ela reside em Belém, onde é pré-candidata à Câmara; ele em Ananindeua, onde sonhou ser pré-candidato à prefeitura. Casalzinho moderno, esse...

 

·  O BID convida para a sessão pública que promoverá no dia 27 agora, no Centro de Exposições Eduardo Galvão do Museu Emílio Goeldi. 

 

·  A promoção envolve, além do banco, Ministério do Meio Ambiente, governo do Pará e Departamento do Tesouro dos EUA para celebrar o primeiro aniversário do programa Amazônia Sempre. 

 

· A sessão irá destacar as oportunidades de desenvolvimento sustentável em benefício da Amazônia, na esteira da COP30, que acontece ano que vem, em Belém.

 

·  Estão confirmadas as presenças da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, da secretária do Departamento do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e do presidente do BID, Ilan Goldfajn.

 

· O Hotel Ilha do Marajó, fechado havia anos, será reaberto sob nova direção - o chef de cozinha Delano, de Salvaterra, em parceria com o empresário do setor da navegação, José Vitor Pereira, do grupo Henvil.

 

· O hotel dispõe de 36 apartamentos e está localizado na foz do rio Paracauari. A previsão é de reabrir as portas ao turismo nos festejos de fim de ano.

 

Mais matérias OLAVO DUTRA