De tocador, bregão a comilão, candidatos a prefeito de Belém mostram o que sabem nos "stories"

Antes do horário eleitoral no rádio e na TV, candidatos esbanjam bizarrices na rede social, talvez pela falta de boas ideias.

26/08/2024 12:00

Eleitores se divertem ao tomarem conhecimento do que eles sabem ou não fazer; se vai pesar na decisão, o tempo dirá/Fotos: Divulgação-Redes Sociais.


E


nquanto a campanha eleitoral às prefeituras municipais não começa no rádio e na TV, a melhor diversão é acompanhar os stories do Instagram dos candidatos em Belém. Tem de tudo.

 

O candidato do MDB, por exemplo, o deputado Igor Normando, se arvorou em tocar cavaquinho - e não foi nada legal.

 

Eder Mauro, do Partido Liberal, depois de dançar cancan em plena rua, tentou mostrar seus dotes de dançarino de brega - dizem que “fazendo inveja” aos chamados “risca-salão”.

 

O prefeito Edmilson Rodrigues, então, nem se fala: deve ter reforçado o estoque de antiácido porque, em um mesmo dia e em pouco espaço de tempo, saiu de uma tigela de açaí com “farinha baguda”, na Feira da Pedreira, e caiu de boca em uma caneca de mingau de arroz com leite, no Bengui. A namorada dele, que também o acompanha nas aventuras gastronômicas, está de prova.

 

Na disputa eleitoral entre
ministros de Lula no Pará
balança pesa em favor de
Sabino, do União Brasil

 

Mal comparando, como se diz, o ministro do Turismo, Celso Sabino, do União Brasil, tem levado vantagem com os candidatos do partido na disputa de prefeituras no interior do Pará ante seu colega de governo, ministro das Cidades, Jader Filho, do MDB.  

 

No último sábado, Jader Filho, presidente do MDB, viu com os próprios olhos que, em Abel Figueiredo, o clima é desfavorável ao candidato do partido, o ex-prefeito Hidelfonso Araújo. Hidelfonso e Marcondes Lacerda promoveram passeata e comício simultaneamente, e a balança política pesou para o candidato de Celso Sabino. Jader Filho testemunhou os eventos.

 

Por todo o Pará, o União Brasil, partido do ministro do Turismo Celso Sabino, deve conquistar nestas eleições duas prefeituras na região da BR-222 - Dom Eliseu e Abel Figueiredo -; o MDB, do ministro das Cidades, Jader Filho, deve manter o controle de Rondon do Pará, com Adriana Oliveira. Em Bom Jesus do Tocantins, a disputa continua indefinida entre os dois partidos.

Prefeito planeja piscina
de R$ 1,7 milhão em
Augusto Corrêa e perde
o brilha para população

 

Utilizando recursos do Fundeb sem consultar ninguém; até hoje se negando a atualizar o adicional noturno dos vigias e deixar de pagar gratificações, cujos valores estão defasados e congelados, o prefeito de Augusto Corrêa, Estrela Nogueira, do MDB, quer porque quer construir uma piscina olímpica para os alunos da rede municipal.

 

Convém lembrar que a maioria dos estudantes do município é servida pelas abundantes e límpidas águas do rio Umarajó - o que remete à noção de que o projeto não passa de um devaneio do prefeito. O valor da obra passa dos R$ 1,7 milhão.

 

Sem querer dar pitaco em ideia alheia: com esta dinheirama, Estrela bem que poderia brilhar construindo quadras esportivas para atender milhares de alunos da rede de ensino e pessoas da comunidade. A população de Augusto Corrêa garante que o prefeito quer mesmo é concluir a obra da piscina antes das eleições, para tentar se reeleger, mas a ideia corre o risco de morrer afogada, com perdão do trocadilho.



 

Papo Reto

 

· Pesquisa interna aponta que o deputado Thiago Araújo (foto), do Republicanos, está no jogo da sucessão em Belém.

 

· Os bons números obtidos no levantamento tornam o parlamentar candidato potencial em eventual segundo turno, dependendo das circunstâncias que se desenrolarem até lá.

 

· O que mais chama a atenção no estudo é o fato de que os demais candidatos situados no nível da disputa até agora têm um “teto” - o que não parece ser o caso dele.  

 

· Leitor da coluna indaga se “é possível o derrame de cheque moradia a menos de 60 dias das eleições”. Com a palavra o MP Eleitoral.

 

· O registro vem do “Sideral”, em Belém, “onde predomina”, segundo o leitor, a velha política que guarda dinheiro na cueca”.

 

· Os seguranças do prefeito Edmilson Rodrigues continuam “batendo e arrebentando”. Novas cenas de agressão foram registradas no centro de Belém neste fim de semana e registradas na Polícia.

 

· No Rio de Janeiro, a Justiça Eleitoral planeja validar dados do Detran para facilitar voto por biometria nas eleições deste ano.

 

· O procedimento é importante porque a checagem das digitais do eleitor afasta a chance de um eleitor se passar por outro na hora do voto, aumentando a segurança de todos os atores da eleição.

 

· Que fique a lição: a Polícia Federal prendeu preventivamente, em Tocantins, um filho de desembargador acusado de negociar sentenças.

 

· A Anvisa acaba de simplificar a regra para importação de vacina e medicamento necessários ao enfrentamento do surto de Varíola dos Macacos.


· De 2023 para 2024, o Estado de São Paulo teve o menor nível acumulado de chuvas em 24 anos, por isso o governo passou a perfurar poços profundos, em socorro aos municípios. Exemplo a ser copiado.

Mais matérias OLAVO DUTRA