Abertura da temporada de convenções em Ananindeua tem de tudo, com sobras para cônjuges

De vergonha alheia e rasteira política à campanha para maridos e esposas, o palanque está montado no segundo maior colégio eleitoral do Pará.

Por Olavo Dutra | Colaboradores

21/07/2024 09:30

Vaga de vice de Daniel será do Podemos, do senador Zequinha Marinho; Francy Pereira e Carlito Begot encontram “solução doméstica”/Fotos: Divulgação.


C

 

enário que tem sido palco de batalha política entre o governador Helder Barbalho, o município de Ananindeua teve de tudo no primeiro dia da temporada de convenções partidárias para lançar prefeitos e vereadores. O principal nome, do atual prefeito da cidade, Daniel Santos, foi lançado à noite pelo PSB com direito à presença do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, e mensagem de apoio em vídeo do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin.

 

Veja logo mais:

 

Mensagem de Alckmin
em favor de Daniel é vista
como ‘reintegração de
posse’ da legenda no Pará

 

A síntese de todos os discursos em defesa de Daniel foi feita de forma mais contundente pelo ex-deputado federal Arnaldo Jordy, da federação PSDB-Cidadania. Presente ao evento, ele foi duro ao descrever a situação do prefeito, citando outros nomes já confirmados para a disputa. “O adversário do Daniel não é o Miro, não é ‘Doido’, nem a Nilse. É uma conspiração do mal que tem no Pará”, disse Jordy, em referência direta ao governador Helder Barbalho, que deixou para o início de agosto a convenção do MDB no município para confirmar apoio ao deputado federal Antônio Doido.

 

Podemos terá vice

 

O vice de Daniel não foi anunciado, mas a Coluna Olavo Dutra apurou com exclusividade que a vaga já está negociada - e fechada - com o senador Zequinha Marinho, do Podemos. O anúncio será feito no dia 5 de agosto. A convenção do partido de Marinho na cidade foi feita pela manhã, com a presença de Daniel Santos, que abriu e fechou o dia iniciado com o deputado coronel Neil passando vergonha no município, ao ter sua pretensa candidatura rejeitada na convenção de seu partido, o PL, do também delegado Eder Mauro.

 

Constrangimento geral

 

Com domicílio eleitoral em Ananindeua, o deputado estadual coronel Neil há muito tempo vem votando na Assembleia Legislativa de forma diferente das diretrizes do PL, que é praticamente o único de oposição na Casa, enquanto Neil tem continuamente votado seguindo os interesses do governo do Estado.

 

A conta desse comportamento chegou. Internamente, o clima no partido tem sido de farpas entre ele e o deputado estadual Rogério Barra, filho do deputado Eder Mauro, que é o presidente do Diretório Estadual do PL. A informação que circula nos bastidores do partido é de que já há até um movimento para expulsar o coronel Neil por quebra de compromisso ético.

 

Nos últimos dias, também agindo de acordo com os interesses do Estado, Neil vinha anunciando uma candidatura a prefeito de Ananindeua, mais uma no jogo de divisão de votos que o MDB, partido do governo, pretende fazer no município. Porém, o coronel Neil apenas passou vergonha. Além dos votos da convenção recusarem sua candidatura, os votantes optaram pela adesão oficial à candidatura do prefeito Daniel Santos, o que foi comunicado ao final do evento com um inflamado discurso do delegado Eder Mauro.

 

Rasteira partidária

 

Os casos mais emblemáticos de “rasteira partidária” sobraram para os vereadores Rui Begot, atual presidente da Câmara de Ananindeua, e Francy Pereira, ambos do partido Solidariedade, que teve o comando no Pará “tomado” por imposição do diretório nacional, com a solidariedade do deputado federal Paulinho da Força.

 

Com isso, a presidência do Diretório no Estado saiu das mãos de Ed Wilson Dias e Silva, da ala política do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, e foi assumida por Euzébio Cabral, pessoa da confiança do prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira.

 

Sem sigla para disputa

 

Os reflexos em Ananindeua foram diretos e imediatos, com a dissolução do diretório municipal do partido, deixando sem chão e praticamente sem sigla para disputa os dois vereadores.

 

Isso tudo no apagar das luzes da janela partidária, quando não era mais possível mudar de partido. Ainda assim, pela via judicial, a vereadora Francy Pereira tentou migrar para o partido Republicanos, mas não teve decisão favorável na Justiça Eleitoral.

 

Temporada dos cônjuges

 

Sem opção, Rui Begot lançou ontem o nome da mulher dele, a advogada Natália Begot, como candidata a vereadora na convenção do Partido Democracia Cristã. Já a vereadora Francy Pereira lançou também o marido, João Pereira, pela federação PSDB-Cidadania, o mesmo partido do deputado estadual Erick Monteiro, que desistiu de ser prefeito em Capitão Poço para ser articulador local da campanha de Daniel Santos.

 

No caso de Francy, o detalhe - para informação do leitor - é que o nome político do seu candidato possivelmente será “Xuxu, apelido dado por ela ao marido há muito tempo, razão pela qual praticamente ninguém o conhece, ao menos não pelo nome de João Pereira.

 

Papo Reto

 

· Entreouvido nos corredores do campus da UFPA, no Guamá, em Belém: “A verdade é que o professor Gilmar Pereira (foto) quer se livrar do passado recente e fazer o tempo presente, mesmo sem saber o que lhe reserva o futuro”. Será que tem a ver com a nomeação ao cargo de reitor?

 

· Um documento interno do Partido Liberal, destinado exclusivamente às executivas municipais, proíbe coligar em convenção partidária com PT, MDB e Psol.

 

· O descumprimento da medida implica dissolução da Executiva municipal. A decisão é justificada pela necessidade de manter a coerência ideológica, evitando coligações que contrariem a orientação partidária.

 

· O número de voos cancelados no mundo, sexta-feira, por conta do apagão cibernético global, passou de 4,4 mil, diz o site especializado FlightAware. O número de atrasos passou de 40 mil.

 

·  Toda rede bancária mundial também enfrentou instabilidades por horas, sendo que, até à noite, nem todas as instituições financeiras haviam restabelecido a plenitude de suas funcionalidades.

 

· A piscicultura brasileira gerou um volume de U$ 23,7 milhões em exportações no primeiro semestre deste ano, o que representou 96% das exportações do setor em todo o ano de 2023.

 

·  Os bons números da piscicultura ratificam um cenário de crescimento permanente verificado nos últimos anos neste segmento.

 

· Um levantamento publicado em 2024 por especialistas em certificação de cadeias produtivas, publicado no periódico científico "Journal of Food Protection", depois de analisar mais de 15 mil registros públicos sobre o assunto -, revelou a lista dos dez alimentos mais fraudados no mundo.

 

·  Leite de vaca, azeite de oliva extravirgem, mel, carne bovina, pimenta em pó, azeite de oliva sem especificação de qualidade, cúrcuma em pó, leite em pó, vodka e a manteiga ghee são os campeões de falsificação.


·  A 3ª Vara do Trabalho de Brasília atendeu a um pedido do Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal obrigando que a rede Burger King forneça refeições saudáveis aos seus funcionários, ao invés do próprio fast food produzido pela marca. 

Mais matérias OLAVO DUTRA