Pesquisa confirma preferência por Aurélio Goiano em Parauapebas e denuncia um MDB rachado e em xeque

Levantamento confirma as expectativas da população, mas também aponta que a orientação do governador Helder Barbalho se perdeu na floresta.

20/02/2024 14:00

O deputado Ivanaldo Braz se apartou do bando. Dizem que vai sair com chapa própria, levando a reboque a filha do deputado federal Keniston Braga; e Branco da White no churrasco de apoio/Fotos: Divulgação-Redes Sociais.,


O

 

Instituto Data Populi, de Brasília, divulgou, ontem, pesquisa registrada na Justiça Eleitoral confirmando o que todo mundo está careca de saber na cidade: o vereador Aurélio Goiano, do PL, lidera com folga a corrida pela Prefeitura de Parauapebas em todos os cenários pesquisados. Amanhã deve ser publicada a pesquisa Doxa. Convém aguardar para medir o quadro.

 


 

Os dados corroboram as informações segundo as quais a situação do MDB no município, sob a liderança do prefeito Darci Lermen, faz água, e que a intervenção recente do governador Helder Barbalho não surtiu o efeito desejado.

 

O partido está rachado, com o presidente da Câmara, Rafael Ribeiro, tentando se livrar da onça, por um lado e, por outro, segundo a leitura do governador, os deputados estadual Ivanaldo Braz, do PDT, e o federal Keniston Braga, do MDB, correndo ao encontro do bicho esfomeado.     

 

Rafael em segundo

 

Curiosamente, em segundo lugar aparece o vereador Rafael Ribeiro, mas, no cenário 1, utilizando somente os votos válidos, Aurélio Goiano atinge 42,1%, contra 7,7% de Rafael. Até onde a vista alcança, Helder teria encomendado pesquisa no município para definir seu apoio, embora os bastidores apontem que o candidato da preferência dele é Ivanaldo Braz.

 

Deu “branco” no White?

 

Em meio a esse quadro eleitoral, os demais pré-candidatos e lideranças políticas começam a se alinhar. O empresário Branco da White, por exemplo, que andou se insinuando como candidato, fez churrasco para declarar apoio a Rafael Ribeiro. As outras duas lideranças políticas detentoras de mandatos, os deputados Estadual Ivanaldo Braz e federal Keniston Braga, perderam o prumo: não apoiam publicamente o nome do vereador Rafael Ribeiro e - dizem - devem lançar chapa própria, tendo Braz na cabeça de chapa e, como vice, a médica Thamiris Coutinho, atual vice-presidente do PRD, que vem a ser filha de Keniston.

 

Passo maior que a perna

 

Pensando bem: na avaliação do quadro político no Pará nove meses antes das eleições, o projeto do governador de eleger 100 dos 140 prefeitos parece aquele plano maluco da governadora Ana Júlia de plantar 1 milhão de árvores. Não vingou. Como não vingou, por outras razões que só os especialistas explicam, a ideia do prefeito Edmilson Rodrigues de plantar pupunheiras na Almirante Barroso.

 

Parauapebas, Marabá, Santarém e Belém não são para amadores, em se tratando de eleições.



 

Mais matérias OLAVO DUTRA