Grupo Líder arruma nova briga: agora é contra a população, com ajuda da Prefeitura de Belém

Ocupação de espaço público como estacionamento de táxi não mereceu, até agora, esclarecimentos oficiais, mas taxistas juram de pés juntos que a delimitação foi feita pela prefeitura, ou com aval dela.

23/10/2023 08:02

Inaugurado no prédio onde funcionou o Supermercados Nazaré, novo empreendimento do Grupo Líder, na Duque de Caxias com Angustura, criou estacionamento de táxi no passeio público e reduziu a mobilidade de pedestres/Fotos: Divulgação.


A

 

parentemente sem mais um roteiro bombástico sobre a turbulência familiar e societária que tem animado as redes sociais sedentas de violência em Belém, os donos do Grupo Líder levaram o ringue para a rua, passando a encrencar diretamente com a população do bairro do Marco, supostamente, inclusive, sob os auspícios da administração caótica do prefeito Edmilson Rodrigues, através da Semob, espécie de agência de mobilidade urbana que leva do nada para lugar nenhum e atrapalha mais do que ajuda.

 

Ilegal e imoral

 

Na avenida Duque de Caxias, onde inaugurou novo negócio a partir do prédio em que funcionou o Supermercados Nazaré, o grupo dirigido pelos irmãos João e Oscar Rodrigues - a ordem dos nomes não altera os resultados do empreendimento nem sob vara - fez da calçada frontal um ponto de estacionamento de táxis com a cara de Belém: demarcado e dividido com mais espaços para veículos e menos para o pedestre. É ilegal e imoral - e nem precisa consultar códigos e regulamentos, o o que os valha.

 

Sem noção

 

Em certas circunstâncias, o Grupo Líder, dono de um faturamento anual que ultrapassa a casa dos R$ 3,5 bilhões a cada doze meses, padece da falta de noção: se instala e prospera vertiginosamente massacrando o consumidor que acorre freneticamente aos seus caixas de engorda. Quando conta com o apoio do poder público, então, nem se fala.  

 

Será possível?

 

O cenário, agora, na Duque de Caxias, esquina com a travessa Angustura, mostra uma fila de táxis agregada ao negócio desde a inauguração, ocupando o passeio público. Dona Evangelista, 56, jura que não entendeu a ocupação da sua passarela diária. "Realmente, é incrível: não se respeita a mobilidade urbana em Belém”, diz ela, se questionando se a prefeitura “sabe disso”. Na dúvida, Antônia Maria, 36, também questiona: "Será que isso ajuda a melhorar o ir e vir das pessoas com problemas de locomoção?". E menciona a COP...

 

Nada a declarar

 

No novo ponto de táxi, os motoristas de plantão costumam justificar a ocupação da calçada, quando questionados por algum transeunte irritado, segundo “autorização e delimitação de espaços da Semob”, mas pode ser balela e iniciativa do próprio empreendimento, o que representaria uma ousadia sem tamanho, mesmo na “terra onde tudo pode”. A coluna solicitou posicionamento da Semob e do Grupo Líder, mas não obteve resposta.

 

Papo Reto

 

A preocupação do CNJ com informatização, aplicação da justiça restaurativa e amplo acesso ao Judiciário deveria se estender à necessidade de redução do acervo de processos acumulados na área do TRF1, que engloba o Pará, tanto nas varas federais como no tribunal.

 

Muitos processos virarão herança, tal a demora das decisões. Na área criminal, advogados enriquecem com recursos em processos criminais que levam décadas para baixar, a maioria prescrita.

 

Contudo, pouco se fala em Tribunal Federal da Amazônia, o que seria um avanço, assim como o TRF6, de Minas Gerais que dinamizou a Justiça Federal no Estado.

 

De um observador da cena política, ao ver Michele Bolsonaro (foto) dançado ritmo do Pará em vídeo viralizado nas redes sociais: "Essa alma quer reza; já está em campanha”.

 

Segundo o deputado Kim Kataguiri, "o primeiro ano do terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva à frente da República do Brasil coincide com o empoderamento do crime organizado e do reforço na influência de facções criminosas sobre os Estados".

 

 Será que isso explica o fato de que, entre os 173 deputados que assinaram o pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito do Crac, nenhum deles pertencer ao PT, Psol ou PC do B?

 

O WhatsApp-Meta vai liberar o uso de até duas contas no mesmo celular para usuários do sistema Android. 

 

Asteroide que vale mais que todas as riquezas da Terra ganhará estudo da Nasa. Trata-se do 16 Psyche, que fica entre Marte e Júpiter, em um cinturão rochoso a mais de 3,5 bilhões de quilômetros da Terra.

 

O ministro da Justiça, Flávio Dino, parece ter se consolidado como o nome preferido de Lula para ocupar a vaga deixada por Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal.

 

O caminho do ministro da Justiça até a cadeira do Supremo não será simples, avaliam observadores.

Mais matérias OLAVO DUTRA