Governo do Estado condiciona vale alimentação a servidores da Emater à desistência de direitos

Não está sendo fácil: PGE coloca proposta na mesa e Sindicato reage, embora se encontre entre a cruz e a caldeirinha, porque a fome fala mais alto.

22/05/2024 12:50
Governo do Estado condiciona vale alimentação a servidores da Emater à desistência de direitos
N


ão bastasse a maré de azar quando se trata de gestão, agora, os servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará, a Emater, têm outro abacaxi para descascar. A Procuradoria Geral do Estado está condicionando o aumento do vale alimentação à desistência de causas trabalhistas, assim como à autorização para a assinatura do ACT 2024/25, seja lá o que isso significa.


Proposta do governo soa como escárnio para dirigentes do Sindicato na luta por direitos/Fotos: Divulgação.

Veja o comunicado do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Agropecuário e Fundiário, Stafpa, que representa os servidores da empresa, pontuando as condições impostas pela PGE: 1 - o dissídio 2016 mantém definitivamente os 9,83% no salário dos empregados públicos e autoriza a assinatura do ACT 2024/2025, com o reajuste do auxílio alimentação em mais R$ 500, a partir de abril, acumulando dois meses e R$ 1 mil. No  entanto, a categoria deverá ceder quanto ao passivo trabalhista do Dissídio 2016 e da reclamação trabalhista do Dissídio-ACT 2023/2024.


Atualmente, a Emater é gerida pelo pastor da Assembleia de Deus, Joniel Abreu.

 

“Isso é coação”


Da reunião com dirigentes da PGE, o Sindicato diz ter saído com a missão de levar a proposta à categoria, mas, por ora, conforme adiantou um servidor da empresa em Marituba, “isso é coação clara do governo do Estado, já que exige que os servidores desistam do passivo referente ao Dissídio 2016 e do dissídio/ACT 23/24”.

 

“Daqui não saio...”

 

Outro servidor ouvido pela Coluna Olavo Dutra e que prefere não se identificar, também se manifesta. “Por mim, podem cortar o que quiserem; eu não desisto das ações. Acredito que a Justiça do Trabalho não vai retroagir. A parada já está ganha. tanto que a Emater está pegando multas. O objetivo real é que a gente desista de tudo, mas não vamos desistir!”, reage.


Comunicado do Sindicato

“A direção do Sindicato, durante a reunião, manifestou sua indignação em relação à proposta e considera absurdo colocar o ACT 24-25 como moeda de troca, ou seja, ou a categoria aceita essa irracionalidade, ou nem o ACT 24-25 será assinado, um absurdo diante de uma proposta de ACT 24-25, onde os trabalhadores abririam mão de majorar quaisquer cláusulas econômicas para receber apenas o reajuste do auxílio alimentação, que inclusive já fora recebido pelos demais servidores do Estado.

 

Assim que tivermos todas as informações sobre a proposta da empresa convocaremos assembleia para deliberação dos trabalhadores”. 

 

Papo Reto

 

·  O agente da Polícia Federal Luciano Oliveira (foto) está respondendo pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

 

· É muito topete, mas, cada um com seu cada qual. O empoderado mentiroso se acha tão, tão que manda até prender - e consegue. Essa casa tem prazo de validade: vai cair sem precisar de enchente.  

 

· Um recorde devastador de queimadas se abateu sobre a Amazônia brasileira nos quatro primeiros meses deste ano, graças à diminuição dos investimentos em políticas combativas a incêndios na região.

 

· Seria até cômico, não fosse trágico, o silêncio criminoso da grande imprensa nacional, artistas nacionais e estrangeiros, além dos ativistas ambientais de sempre.

 

· "Nomeação de Pimenta gera críticas até entre aliados de Lula sobre a politização da tragédia no Sul", noticiou o jornal “O Globo”.

 

· Nomear o ex-ministro, terceiro colocado na disputa do governo, uma espécie de "governador biônico" para gerir os recursos da reconstrução do Estado gaúcho, arruinou de vez a imagem do governo e acabou acendendo o estopim do velho debate sobre a independência do Sul.

 

· Pesquisadores da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, identificaram concentrações significativas de microplásticos no tecido testicular humano, o que pode causar efeitos na saúde reprodutiva da nossa espécie.

 

· O Congresso abriu a semana na expectativa de dar uma solução para a desoneração da folha de pagamentos. O tema começou a ser discutido no plenário do Senado ontem. 

 

· Ocorre que parlamentares e governo ainda precisam chegar a um acordo sobre como será a reoneração dos municípios depois de 2024.

 

· Microsoft anunciou o lançamento de inteligência artificial para o sistema Windows. 

 

 

Mais matérias OLAVO DUTRA