aiu
pela culatra o tiro que a Prefeitura de Belém deu no que poderia ser o início
de uma retratação com a população. A campanha publicitária que tem enchido as
redes sociais e os horários nobres da TV - com peças muito bem feitas, diga-se
de passagem - mostrando um povo feliz e uma cidade com a coleta em dia tem
aborrecido milhares de pessoas obrigadas a conviver com montanhas de lixo dada
a ausência de coleta.
Leia logo mais:
Prefeitura
de Belém admite
que precisa de operação
especial para retirar todo
lixo acumulado das ruas
Não à
toa, cada publicação feita pela Prefeitura de Belém na internet é acompanhada
de uma enxurrada de cobranças e ofensas que vão desde um simples “Sai fora
Edpotoca” a palavrões cabeludos e ofensas pessoais ao prefeito.
Tipo “enganação”
Pessoas
de quase todos os bairros e distritos da capital taxam o novo serviço de
“enganação", por constatarem uma realidade totalmente diferente onde
vivem. Muitos denunciam, inclusive, que já tiveram os perfis bloqueados nas
páginas oficiais da prefeitura e que só estão ali porque usam a conta de
terceiros.
A
verdade é que a Prefeitura de Belém, por meio do seu núcleo de marketing
importado de São Paulo, errou feio ao iniciar a campanha publicitária no mesmo
dia em que a nova empresa responsável pela limpeza da cidade iniciou os
trabalhos nas ruas da capital. Se há atraso na coleta, é óbvio que serão
necessários alguns dias para que adaptações em algumas rotas e quantidades
maiores de lixo sejam vencidas.
Tempo ao tempo
Na
leitura de um especialista ouvido pela Coluna Olavo Dutra, o ideal seria
esperar - ao menos - dez dias para iniciar a campanha. O resultado seriam peças
publicitárias coincidindo com uma cidade mais limpa, carros coletores com maior
regularidade nas ruas e um povo menos insatisfeito, que talvez se arriscasse a
comentar, nas páginas da prefeitura, um simples “antes tarde do que nunca”.
Ladeira abaixo
Mas,
diferente do que avalia a coluna, os responsáveis pelo marketing do Ed50 seguem
caindo e levando o prefeito junto. Nem mesmo a presença de um ou outro DAS
defendendo o prefeito entre as centenas de comentários negativos minimiza o
achincalhe. Quando um escreve “ao menos ele (prefeito) está fazendo sua parte”,
dezenas e mais dezenas de internautas insatisfeitos ofendem o assessor,
empurrando a opinião positiva tão para baixo ao ponto de ser esquecida em
questão de minutos.
Digno de prêmio
Até
mesmo a titular da Secretaria de Saneamento, Ivanise Gasparim, entrou no jogo
do bate-boca virtual para defender a gestão Ed50, já que, agora, o PT está
oficialmente de mãos dadas com o prefeito na árdua missão para o reeleger. Nas
poucas linhas que se arriscou a escrever, Ivanise enaltece a obrigação de
recolher o lixo como se fosse algo digno de prêmio, além, claro, de jogar toda
culpa pela crise do lixo para as gestões que antecederam a de Edmilson
Rodrigues.
Nada de positivo
Parece
que, até agora, não há nada de positivo colhido pelo contrato assinado ao custo
de tanta dor de cabeça para o prefeito. Ao menos é o que mostram os termômetros
das redes sociais. Ferramenta que dificilmente erra quando o assunto é a
realidade que nos cerca.