Erro de cálculo na propaganda sobre nova coleta de lixo expõe prefeitura a massacre nas redes sociais

Campanha publicitária chegou às redes sociais e ao horário nobre da TV ao mesmo tempo em que a coleta começou e sofre enxurrada de críticas porque o lixo continua nas ruas.

20/04/2024 08:00

Na Terra Firme, feirantes são obrigados a conviver diariamente com montanhas de lixo/Fotos: Arquivo-Redes Sociais.


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aiu pela culatra o tiro que a Prefeitura de Belém deu no que poderia ser o início de uma retratação com a população. A campanha publicitária que tem enchido as redes sociais e os horários nobres da TV - com peças muito bem feitas, diga-se de passagem - mostrando um povo feliz e uma cidade com a coleta em dia tem aborrecido milhares de pessoas obrigadas a conviver com montanhas de lixo dada a ausência de coleta.

 

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Não à toa, cada publicação feita pela Prefeitura de Belém na internet é acompanhada de uma enxurrada de cobranças e ofensas que vão desde um simples “Sai fora Edpotoca” a palavrões cabeludos e ofensas pessoais ao prefeito.


Tipo “enganação”

 

Pessoas de quase todos os bairros e distritos da capital taxam o novo serviço de “enganação", por constatarem uma realidade totalmente diferente onde vivem. Muitos denunciam, inclusive, que já tiveram os perfis bloqueados nas páginas oficiais da prefeitura e que só estão ali porque usam a conta de terceiros.

 

A verdade é que a Prefeitura de Belém, por meio do seu núcleo de marketing importado de São Paulo, errou feio ao iniciar a campanha publicitária no mesmo dia em que a nova empresa responsável pela limpeza da cidade iniciou os trabalhos nas ruas da capital. Se há atraso na coleta, é óbvio que serão necessários alguns dias para que adaptações em algumas rotas e quantidades maiores de lixo sejam vencidas.

 

Tempo ao tempo

 

Na leitura de um especialista ouvido pela Coluna Olavo Dutra, o ideal seria esperar - ao menos - dez dias para iniciar a campanha. O resultado seriam peças publicitárias coincidindo com uma cidade mais limpa, carros coletores com maior regularidade nas ruas e um povo menos insatisfeito, que talvez se arriscasse a comentar, nas páginas da prefeitura, um simples “antes tarde do que nunca”.


Ladeira abaixo

 

Mas, diferente do que avalia a coluna, os responsáveis pelo marketing do Ed50 seguem caindo e levando o prefeito junto. Nem mesmo a presença de um ou outro DAS defendendo o prefeito entre as centenas de comentários negativos minimiza o achincalhe. Quando um escreve “ao menos ele (prefeito) está fazendo sua parte”, dezenas e mais dezenas de internautas insatisfeitos ofendem o assessor, empurrando a opinião positiva tão para baixo ao ponto de ser esquecida em questão de minutos.


Digno de prêmio

 

Até mesmo a titular da Secretaria de Saneamento, Ivanise Gasparim, entrou no jogo do bate-boca virtual para defender a gestão Ed50, já que, agora, o PT está oficialmente de mãos dadas com o prefeito na árdua missão para o reeleger. Nas poucas linhas que se arriscou a escrever, Ivanise enaltece a obrigação de recolher o lixo como se fosse algo digno de prêmio, além, claro, de jogar toda culpa pela crise do lixo para as gestões que antecederam a de Edmilson Rodrigues.

 

Nada de positivo

 

Parece que, até agora, não há nada de positivo colhido pelo contrato assinado ao custo de tanta dor de cabeça para o prefeito. Ao menos é o que mostram os termômetros das redes sociais. Ferramenta que dificilmente erra quando o assunto é a realidade que nos cerca.

 

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