Agência Distrital de Icoaraci promete multar por descarte aleatório de entulho; de lixo, nem fala.

Prefeitura de Belém promete rigor nas ações a partir do Código de Posturas, mas, no fundo, está preocupada em fazer política - ou evitar que a concorrência faça, ante tamanho descaso.

16/09/2023 08:00
Agência Distrital de Icoaraci promete multar por descarte aleatório de entulho; de lixo, nem fala.
P

erdida entre entulhos de lixo que se acumulam no dia a dia por falta de coleta, a Agência Distrital de Icoaraci resolveu mudar o foco, ao anunciar a criação de um Grupo de Combate aos Crimes Ambientais - com participação da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal - para coibir o que considera ‘abusos’ de descarte de entulho nas vias públicas da vila.


Reunião na agência distrital anunciou a criação do grupo e as medidas contra o descarte irregular de entulho, enquanto o lixo doméstico continua largado nas ruas/Fotos: Divulgação-Redes Sociais.

 A medida tem base na Lei Municipal n° 9.656/2020 - pela qual cada cidadão é responsável pela destinação final do entulho que produz, a partir de serviço particular autorizado -, combinada com Lei 9.656/2020 -, que proíbe o lançamento de resíduos sólidos in natura ou rejeitos em quaisquer corpos hídrico ou solo, a céu aberto.

 

Quem procura, acha

 

Em a nota, a Prefeitura de Belém diz que "oferece diariamente à população de Icoaraci um serviço gratuito de coleta de entulhos, que pode ser previamente agendado na Divisão de Operações - à 4ª rua, entre são Roque e Itaboraí -, uma vez por mês, até um metro cúbico por residência, de acordo com o Plano de Saneamento Básico.

 

Lixo é outra coisa

 

Nenhuma linha da decisão se reporta ao histórico acúmulo de lixo verificado nos últimos meses, que por sinal levou as pessoas a atitudes desesperadas de fechamento de ruas, assim como mudarem o cognome de Icoaraci de “Vila Sorriso” para “Vila Solixo”. Também não explica o fato de, até hoje, não ter criado pontos regulares de descarte como alternativa à população.

 
Telefone mudo

 

O chamado Núcleo de Fiscalização do Código de Posturas e Ambiental tem competência para notificar e multar a população que jogar entulho nas ruas, mas não conta ao distinto contribuinte que isso não está combinado com os vereadores, sugerindo que o anúncio está mais para ‘ameaça’, embora prometa "distribuir material informativo de educação ambiental" para conter o ímpeto abusivo da população, e que criou um canal de comunicação direta para o recebimento de denúncias via WhatsApp (91 98519-8821) para o qual a coluna ligou ontem e, nem sinal. 

 

“Bora trabalhar!”


Chama atenção o final da nota: "Não vamos aceitar aproveitadores e oportunistas nesta situação para se promover individualmente, tampouco incentivar o fechamento de vias públicas", encerrando com o mantra "Bora trabalhar!"

 

Resumo da ópera


Ficou claro agora? Concorrência incomoda...

Mais matérias OLAVO DUTRA