Prefeitura de Belém ignora termo de cooperação e manda cooperativa de catadores para lata de lixo

Secretaria de Saneamento vira as costas para trabalhadores do Canal São Joaquim e promessas de campanha do atual prefeito ficam no papel.

29/07/2023 08:00

Em vídeo encaminhado à coluna, cooperada denuncia amontoado de lixo acumulado e sem reciclagem e faz apelo não exatamente ao prefeito de Belém, mas ao governador do Estado/Fotos: Divulgação.


R


epresentantes da Cooperativa de Catadores do Canal São Joaquim desistiram de tentar negociar com a Secretaria de Saneamento de Belém e decidiram tornar pública a situação em que se encontram. Segundo eles, a prefeitura não vem cumprindo o termo de cooperação que garantiria às cooperativas a comercialização de produtos depois da reciclagem, nem disponibiliza o local para o rejeito de material descartado impróprio para venda.

Em vídeos e imagens enviados à coluna, é possível verificar as montanhas de rejeito sem a devida finalidade, ocasionando grande incômodo a população das margens do canal que corta os bairros do Barreiro, Pedreira, Sacramenta e Maracangalha, afetando inclusive áreas da CDP, Providência, Paraíso dos Pássaros e o Conjunto Marex.

 

Ratos, cobras e lagartos


Ouvida pela coluna, a vereadora Sílvia Letícia diz que, além do risco de incêndio, há denúncia de que as pessoas são obrigadas a trabalhar em situação precária, entre “ratos, escorpiões e cobras venenosas". Também a parlamentar já tentou se reunir com a secretária de Saneamento Ivanise Gasparim, mas não logrou êxito. A ideia é promover uma sessão especial na Câmara para tratar do assunto.

 

E o vento levou...


Durante a campanha eleitoral, o então candidato Edmilson Rodrigues visitou a área do Canal São Joaquim desfiando um rosário de promessas, mas até agora a situação segue na mesma, senão pior. O descumprimento do termo de cooperação firmado entre as cooperativas e prefeitura existe apenas no papel e funciona como uma alavanca com a qual a Prefeitura de Belém manda os trabalhadores para a lata de lixo.

Mais matérias OLAVO DUTRA