Prefeito de Ananindeua consolida liderança com aprovação acima de 90%, segundo pesquisa Mentor

Professor Cláudio Nunes avalia que atual cenário confere ao prefeito Daniel Santos, do PSB, a condição de ‘parte maior que o todo’ diante da soma dos concorrentes ao cargo este ano.

30/06/2024 12:00
Prefeito de Ananindeua consolida liderança com aprovação acima de 90%, segundo pesquisa Mentor
O

 

prefeito e pré-candidato do PSB em Ananindeua, Daniel Santos, desponta como favorito nas eleições municipais deste ano, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Mentor na segunda quinzena do mês de junho. Com quase 360 mil eleitores aptos a votar, o município, que é o segundo maior colégio eleitoral do Estado, mostra uma clara preferência pela reeleição do atual prefeito.


População destaca obras importantes da administração e aponta lista do que precisa melhorar/Fotos: Divulgação.

A pesquisa, que entrevistou uma amostra de 625 eleitores residentes em Ananindeua, aponta, na intenção espontânea de votos, que Doutor Daniel obteve 53,7% das menções, seguido por indecisos, com 40,8% e votos brancos ou nulos, com 2,9%. Nomes como Miro Sanova, Professora Nilse e outros candidatos tiveram porcentagem significativamente menor de citações.

 

No cenário estimulado, que incluiu sete nomes prováveis para a disputa eleitoral, Daniel Santos se destacou com 69,6% das intenções de voto, seguido por Miro Sanova e Professora Nilse em empate técnico no segundo lugar. Em um segundo cenário com menos candidatos, o atual prefeito ampliou sua vantagem, alcançando 73,12% das intenções de voto.

 

A pesquisa também avaliou a rejeição aos pré-candidatos, sendo que Daniel Santos apresentou uma taxa de rejeição de 6,24%, enquanto outros nomes, como Antônio Doido e Manoel Pioneiro tiveram índices mais altos. “Esse dado é um dos que mais impressionam nesse levantamento”, afirma o professor Cláudio Nunes. “Um governante no exercício do mandato, no final da gestão, ter menos que 25% de rejeição é incomum”, opina. No que diz respeito à avaliação da administração de Daniel Santos Ananindeua, a pesquisa revelou que 92% dos eleitores aprovam a gestão do prefeito. “Esse dado ergue uma muralha entre Daniel e seus adversários”, ilustra Nunes. “Mesmo que a tática do governador seja acertada para os seus propósitos, fabricando candidatos em série para que abocanhem, cada um deles, um pequeno quantitativo de votos, quando você enfrenta um adversário que tem uma aprovação acima de 90%, obter o resultado desejado, que seria produzir um segundo turno, é muito difícil”, conclui o professor.

 

Falta melhorar

 

A pesquisa também avaliou a opinião das pessoas acerca daquilo que “falta melhorar” na cidade. Entre as principais demandas apontadas pelos eleitores para melhoria na cidade estão saúde, saneamento básico, transporte e coleta de lixo. No entanto, a população também reconhece avanços em áreas como iluminação pública, pavimentação e opções de lazer.

 

Doutor Daniel é lembrado pela população de Ananindeua principalmente por obras como o asfaltamento de vias, construção e reforma de praças, orla da cidade e a criação de complexos e parques, como o recém inaugurado Parque Villa Maguari, no interior do qual foi erguido o primeiro Teatro Municipal de Ananindeua. Essas realizações contribuem para a imagem positiva do atual prefeito junto aos eleitores, independente dos ataques que lhe sejam desferidos.

 

Números confirmam

 

Os números atestam a consolidação da vantagem competitiva do prefeito de Ananindeua, que se consolida conforme as pesquisas são publicadas. Na semana passada, o instituto Doxa apresentou resultados muito próximos dos que o Instituto Mentor apresenta agora, descrevendo uma ampla vantagem do atual gestor sobre os demais postulantes. “Resta agora aguardar o desenrolar da campanha eleitoral para confirmar se essa tendência se manterá até o dia das eleições”, reflete Claudio Nunes.

 

Candidatura sólida

 

A pesquisa revelou números expressivos que demonstram a solidez da candidatura de Doutor Daniel em meio a um processo eleitoral com prazos muito curtos e margem de crescimento muito estreita. Com 69,6% das intenções de voto no primeiro cenário estimulado e 73,12% no segundo cenário, o atual prefeito se destaca como líder incontestável nas preferências dos eleitores de Ananindeua. A margem de diferença em relação aos demais candidatos é significativa, o que coloca Daniel Santos em uma posição privilegiada na corrida eleitoral.

 

Além disso, a aprovação da administração Daniel atingiu um patamar impressionante, com 92% de aprovação global entre os eleitores. “Esses dados refletem a solidez de uma imagem construída com base na eficiência e no trabalho. A população reconhece e atribui o trabalho a Daniel. As principais obras e realizações lembradas pela população, como o asfaltamento de vias e a construção de praças, são fortes no imaginário e têm o DNA do prefeito”, opina Mário Rosas, sociólogo e analista de pesquisas.




Nome mais sólido

 

A pesquisa também apontou as principais demandas da população, com destaque para áreas como saúde, saneamento básico e transporte. Essas questões se mostram como desafios a serem enfrentados pelo próximo gestor, mesmo considerando a alta aprovação da atual administração.

 

 “Diante desse cenário, é inquestionável que a candidatura de Doutor Daniel se fortaleceu nos últimos 45 dias”, enfatiza o professor Cláudio Nunes, acrescentando que “o nome de Daniel é visto pelo eleitor médio como o mais sólido e promissor para a continuidade do desenvolvimento de Ananindeua. Com uma ampla aceitação popular e uma gestão bem avaliada, o atual prefeito se apresenta como a escolha natural para liderar o município nos próximos anos”, diz o professor. “A pesquisa confirma não apenas a preferência dos eleitores, mas também a confiança depositada em Doutor Daniel para dar continuidade ao trabalho realizado em benefício da população de Ananindeua”, finaliza.

 

Postulante da esquerda


Os números desaconselham sossego aos que querem produzir danos na imagem do prefeito de Ananindeua e empurrar a eleição para o segundo -turno. Por isso não surpreenderia ninguém se mais um postulante surgisse ao posto de alcaide na próxima semana. Trata-se de Beto Andrade, líder do Sintepp local e dirigente do Psol, que já teria se reunido com um emissário do governador para acertar a logística da pré-campanha.


Aos leitores:


Problemas técnicos comprometeram a edição da Coluna Olavo Dutra  nas primeiras horas da manhã de hoje.

Pedimos desculpas.

Mais matérias OLAVO DUTRA