Perturbação do lazer em Belém: insegurança não poupa nem frequentadores do Parque do Utinga

Visitantes são assaltados nas proximidades do Lago Bolonha; nem Polícia, nem segurança armada aparecem para socorrer vítimas.

30/07/2023 08:11
Perturbação do lazer em Belém: insegurança não poupa nem frequentadores do Parque do Utinga
S


e os números da criminalidade no Pará têm sido reduzidos, o mesmo não se pode dizer do Parque do Utinga, onde frequentadores seguem sendo atacados por invasores e oportunistas. Na manhã da última sexta, duas mulheres foram assaltadas por um homem que se aproveitou de uma obra inacabada nas proximidades do Lago do Bolonha. 


Aparente segurança no parque é quebrada por invasores, que se aproveitam de áreas mais isoladas para atacar visitantes, como ocorreu na última sexta, às proximidades do Lago Bolonha/Fotos: Divulgação.

Segundo testemunhas, o assaltante portava um facão e teria saído da mata, escondendo-se por trás de folhas de zinco que cobrem uma estrutura de alvenaria onde será a área administrativa do parque. 

 

Ninguém por perto

 

Sem defesa e perplexas, as visitantes perderam celulares e bolsa para o criminoso. Após o ataque, o homem desapareceu nas matas, do jeito que apareceu. Aos gritos, as vítimas conseguiram chamar a atenção de uma equipe de comunicação do governo estadual que gravava imagens, mas que nada pode fazer.

 

Vigilância e Polícia

 

Segundo as testemunhas, nenhuma equipe, nem da vigilância armada que atua dentro do parque, sob a gerência da Organização Social Pará 2000, nem militares do Batalhão de Policiamento Ambiental se encontravam no local para responder ao ataque.


Papo Reto


Sobre pastores que gritam e juram às ovelhas que clamam: “É melhor ouvir as palavras calmas de uma pessoa sábia do que os gritos de um líder em uma reunião de tolos”. (Eclesiastes 9:17)

 

Mais uma vez o All Star Rodas-Banco da Amazônia mostra que é referência do basquetebol em cadeira de rodas do Brasil.

 

A Seleção Brasileira que irá disputar, ano que vem, o Campeonato Mundial, em Dubai, terá seis jogadores paraenses, um para a equipe masculina e cinco para a feminina.

 

O ministro Alexandre de Moraes (foto) atende a pedido do INSS e determina suspensão nacional de processos sobre revisão da vida toda até o julgamento de recursos apresentado pela autarquia, previsto para acontecer entre os dias 11 a 21 de agosto.

 

O grupo Brasil BioFuels (BBF) incentiva mais de 400 famílias em comunidades do Pará por meio do Programa de Agricultura Familiar.

 

Em 2022, os parceiros entregaram à companhia mais de 37 mil toneladas de palma de óleo, percebendo receita superior a R$ 30 milhões.

 

Fila da cirurgia eletiva segue com mais de 1,1 milhão de pacientes em angustiante espera, no SUS.

 

O Japão vai ajustar seu protocolo de suspensão a importações de frango, aplicando-o somente aos municípios brasileiros - e não mais aos Estados - onde tenha sido detectado foco de gripe aviária.

 

O Greenpeace recebe até amanhã, 31, inscrições em projeto sobre mudanças climáticas. Mas tem um detalhe: a iniciativa é destinada a coletivos e organizações integrados por jovens somente de Manaus, Recife e São Paulo.

 

O litro do diesel caiu 22%, o da gasolina subiu 13% nos primeiros sete meses de 2023, diz a ANP.

 

 

Mais matérias OLAVO DUTRA