TCM notifica prefeitura e Secretaria de Saneamento de Belém para apresentarem defesa sobre o lixo

Conselheiro Cezar Colares justifica cobrança ante a “magnitude do objeto da licitação, o valor bilionário do contrato e as denúncias”.

02/08/2023 07:50
TCM notifica prefeitura e Secretaria de Saneamento de Belém para apresentarem defesa sobre o lixo
N

 

o mesmo dia em que a Justiça suspendeu a licitação bilionária da coleta de resíduos sólidos em Belém, o conselheiro Cezar Colares, responsável pelos temas relacionados à Secretaria de Saneamento no TCM, notificou o prefeito Edmilson Rodrigues e a secretária titular da pasta, Ivanise Gasparim.

 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e a secretária de Saneamento, Ivanise Gasparim têm prazo de cinco dias para se explicar ao Tribunal de Contas/Fotos: Divulgação.

Razões da cobrança

 

Eles terão prazo de cinco dias para apresentar suas contrarrazões acerca da denúncia apresentada junto ao Tribunal pela empresa Aegea Saneamento e Participações S.A., maior empresa de saneamento do Brasil, que teve seu pedido de impugnação do Edital 02/2023 - apontando várias irregularidades no certame - negado pela prefeitura. Colares justifica seu pedido “considerando a magnitude do objeto a ser licitado, bem como o elevado valor, e ainda os pontos apresentados na denúncia”.

 

Segundo o edital, cujas propostas de três consórcios foram recebidas pela prefeitura, o valor pago mensalmente pela prefeitura à empresa que vencer a licitação será igual ou superior a R$ 33.403.448,45, algo em torno de R$ 12 bilhões pelos 30 anos de contrato. A Aegea pleiteia que o TCM suspenda cautelarmente a concorrência para reparar as irregularidades graves presentes no edital. 

 

Explique-se

 

Em liminar concedida em mandado de segurança impetrado pela empresa B.A. Meio Ambiente Ltda. contra o ato do presidente da Comissão de Licitações da Prefeitura de Belém, o juiz João Batista Lopes do Nascimento, titular da 2ª vara da Fazenda da capital, suspendeu processo licitatório - Concorrência Pública nº 02/2023 - Sesan - para a escolha da empresa responsável pelos serviços de coleta de resíduos em Belém.


Pelo visto, o mau cheiro do lixo de Belém não vai se dissipar tão cedo.

Mais matérias OLAVO DUTRA