e certo modo, o anúncio da saída da jornalista Keyla Negrão da coordenação da Comunicação Social da Prefeitura de Belém foi, digamos, tão tempestuosa para ela e festiva para os colegas de trabalho que, de repente, da noite para o dia, como se diz, o que seria deixou de ser, exceto o fato de que Keyla está fora.
“Pá de cal”
Como a coluna não costuma deixar pedra sobre pedra, consultou o
mercado publicitário sobre a escolha de Ed: “Glauco jamais ganhou eleição. É a
pá de cal...”, diz uma fonte, única a oferecer resposta publicável do ponto de
vista profissional. As demais não apontam acerto na contratação.
Sete desafios
As restrições ao nome de Glauco Lima não ficam apenas nisso. Uma
opinião encaminhada por jornalista amigo da coluna lista o que chama de “os
sete desafios” do publicitário no trabalho de recuperação da imagem do alcaide
e de sua gestão devagar, quase parando: “Matar o leão de Neméia, a Hidra de
Lerna, o touro de Cretra e as aves do Lago Estínfalo; capturar a corsa de
Cerinéia, o javali de Erimanto, os cavalos de Diomedes e o touro de Creta; e
limpar os estábulos de Augias.
Argonauta grego
Como se vê, para quem jamais ganhou uma eleição, Glauco Lima tem
não apenas um trabalho paroquial a fazer, mas sobretudo hercúleo, senão
titânico, digno dos argonautas que povoam a mitologia Grega.
Se ajudar, a coluna deseja boa sorte.
Surpresa a galope
Foi a própria Keyla Negrão a responsável pela confusão que se
criou em torno da suposta escolha de Glauco Lima para o cargo. Ao tentar
se despedir, bem ao seu estilo, Keyla disse que Glauco estaria “à frente da
transição” e “assumindo o processo”, linguagem tipicamente acadêmica que jamais
vai direto ao assunto, portanto, nada explica, mas confunde.
Direto ao ponto
Tanto que até as fontes da coluna se equivocaram, aliás,
‘embarcaram’ na possibilidade de Glauco assumir, prontamente desmentida ontem pelo
modo mais bacana que as redes oficiais têm de dizer suas verdades ao distinto
público. No português claro: a se confirmar a presença de Glauco Lima no
tal “processo”, o publicitário é quem de fato irá tentar repaginar a imagem de
Ed50, desgastada pelo tempo e pelo banzo.
Papo Reto
Maurício Etinger (foto),
presidente do Paysandu, anda radiante. Tanto que passou a usar a maquininha não
para avaliar as possibilidades de subida, mas de ganhos. Falta apenas um ponto,
mas nem tudo é o que parece ser. Madeira!
De uma receita de pouco menos de R$
1,5 milhão - englobando cota da CBF e publicidade no estádio - para mais de R$
13 milhões com as mesmas fontes. Essa será a brutal discrepância de status financeiro
que o Paysandu experimentará com o acesso à série B do brasileirão.
E como as rendas do programa sócio
torcedor, patrocínio oficial e as rendas dos jogos seguramente dobrarão, pelo
menos, imagina-se que recursos não serão problema para a composição de um time
competitivo para a disputa da segundona.
O lançamento do Sistema Europeu de
Informação e Autorização de Viagem, que deveria acontecer em 2024, foi adiado
para o primeiro semestre de 2025.
O adiamento do visto europeu se
deve a um atraso no lançamento do Sistema de Entrada-Saída, outra medida que
visa reforçar a segurança nas fronteiras da União Europeia.
O governo federal anuncia normas
para compartilhamento de postes de energia, ante a ocupação desordenada de
pontos de energia e de internet, que cresceu nos últimos anos.
Por 8 votos a 6, o plenário do
Conselho Nacional de Justiça rejeitou proposta de regulamentar participação de
juízes em eventos pagos.
Justiça condena Cargill por
contribuir com rede de trabalho infantil.
A empresa deverá pagar R$ 600 mil,
a título de dano moral coletivo, e implementar medidas, como a formalização de
contratos com todos os produtores e fornecedores de cacau com quem atua.
A Anvisa tornou permanente a
entrega de remédio controlado em casa, medida que fora autorizada durante a
pandemia, em caráter provisório.
A incerteza nos mercados e a
expectativa de a inflação disparar preocupam o Comitê de Política Monetária do
Banco Central: 5% para 2023.
Pequenas empresas vão receber R$
116 milhões para projetos de inovação, garante o Sebrae, e viabilizar 700
projetos de inovação industrial e o atendimento a cerca de 800 CNPJ em todo o
Brasil.