Itamaraty acompanha jornalistas de quatro países ao Marajó durante veraneio com vistas à COP 30

Diplomata Fabiano Moraes ciceroneou profissionais da China, Croácia, Venezuela e Colômbia no último final de semana de julho.

02/08/2023 12:50
Itamaraty acompanha jornalistas de quatro países ao Marajó durante veraneio com vistas à COP 30
C

 

erca de 40 mil turistas visitaram Soure e Salvaterra durante o mês de julho, superando todas as expectativas do trade turístico dos municípios e garantindo um plus para a economia da região. As empresas de navegação, tanto as que operam ferry-boats quanto lanchas rápidas ampliaram suas viagens para atender à demanda e as prefeituras trataram de oferecer programações variadas com shows, programas culturais, feiras de artesanato e gastronomia, mostrando que o Marajó se consolida como polo turístico com suas belezas naturais, praias de águas límpidas e cuidados com o meio ambiente.

 

O prefeito Guto Gouveia recebeu o grupo de jornalistas e o diplomata Fabiano Moraes na visita à Soure; expectativa é de que rede hoteleira local abrigue participantes da COP, em 2025/Fotos: Divulgação.

Cereja do bolo

 

O diplomata Fabiano Moraes, do Itamaraty, por exemplo, foi um dos ilustres visitantes na última sexta-feira, em companhia de jornalistas da China, Venezuela, Croácia e Colômbia, já com vistas à COP 30, prevista para novembro de 2025, na capital paraense. A previsão das autoridades do município é de que o evento internacional será mais uma oportunidade de expor a região do Marajó ao mundo, aproveitando a distância da capital e apenas 20 minutos de voo.

 

Visita esperada

 

Quem também deverá visitar o Marajó neste mês é o presidente Lula. Não há confirmação, apenas expectativa, pois a agenda presidencial prevê apenas visita ao balneário de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará.  Lula estará no encontro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, que reúne os oito países - Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela.

 

Todos os presidentes latino americanos já confirmaram presença. O presidente da França, Emmanuel Macron, também é aguardado, dadas as ligações administrativas do seu País com a Guiana Francesa.

 

Novo panorama

 

Embora tenha sido criado há décadas, a Organização jamais promoveu uma reunião conjunta.  Agora o panorama é bem diferente, por conta da importância e visibilidade da floresta amazônica para todo mundo, em meio às mudanças climáticas avassaladoras do planeta nos tempos atuais. O evento acontecerá nos dias 8 e 9 agora, e prevê discutir meio ambiente e uso racional dos recursos naturais; além de cooperação conjunta entre os países membros. 


O Tratado pretende avançar nos próximos dois anos para mostrar, durante a COP 30, os cuidados na preservação da maior floresta tropical do planeta e sua importância para a preservação da vida. 


Papo Reto


A secretária de Esporte e Lazer do Estado, Carolina Quemel (foto), assina comunicado dando conta de que a Secretaria adotará o trabalho home office a partir desta quinta e só retorna ao presencial no dia 14.

 

A medida é justificada pelo fato de que o MST inaugura neste dia a ‘ocupação da Aldeia Cabana’. Como se sabe, por onde o Movimento passa fica um estrago. Que o diga o pessoal do Incra.

 

Destoando completamente do "mundo-maravilha" vendido pela bem paga mídia - uma vez que está há mais de quatro meses sem tiras e lancetas de glicemia -, o PSM da 14 segue impondo a pacientes com melhor recurso que comprem seus materiais para os exames.

 

Aliás, ontem, vários pacientes graves permaneciam nas enfermarias e corredores do hospital com alguma situação gerada pelo quadro glicêmico.

 

A empresa Luz de Belém está virando piada: escalada pela gestão Ed50 para gerir a iluminação pública da cidade, não consegue sequer responder mensagens enviadas via app criado para o pagador de impostos pedir a troca de luminárias.

 

Mais do que dobraram, na última década, os casos de hanseníase, a popular lepra, nos EUA.

 

A doença é transmitida por gotículas de saliva ou ingestão de carne de tatu, e que deixa sequelas terríveis como mutilações, cegueira e isolamento social.

 

O Brasil registrou o primeiro caso da doença em 1600, no Rio de Janeiro e ocupa hoje a 2ª posição do mundo entre os países que mais registram casos novos: 17 mil só em 2022.

 

O governo articula programa nacional de aluguel social, precedido de um censo para apurar quantas pessoas vivem em situação de rua em todo o País.

 

 Deputados da oposição já se posicionaram contra a flexibilização da lei antidrogas pelo STF. A questão é saber se a corte se importa com isso.

 

A Justiça manteve a proibição de equipamentos de bronzeamento artificial, reconhecendo o poder da Anvisa para restringir serviços que possam causar riscos à saúde da população.

 

Cerca de 1,5 mil integrantes do MST invadiram a sede da Embrapa Petrolina, em Pernambuco, acusando o governo Lula de não cumprir acordo com eles.

 

O Ministério da Saúde promete implantar salas de amamentação em Unidades Básicas de Saúde de todo o País, mas quer parceria de Estados e municípios.

 

A meta é que mulheres possam contar com local apropriado, perto da residência ou do trabalho, para retirar e armazenar o leite.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas próximas à média em todo o País.

 

A temperaturas permanecem acima da média principalmente em áreas do Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso, onde os valores médios podem superar fácil os 28ºC.

 

 

Mais matérias OLAVO DUTRA