Operação da Polícia Civil do Pará apreende veículo e documentos na casa do prefeito de Bragança

Operação é resultado do desdobramento das investigações iniciadas em 2019 por indícios de suposto esquema criminoso ocorrido nos anos de 2016 a 2018 durante a execução do programa “Asfalto na cidade”.

28/10/2023 08:00

Raimundo Oliveira, prefeito de Bragança, Marcius Santos, representante da chinesa Sinolac no Brasil e Nélio Aguiar, prefeito de Santarém, em Hong Kong/Fotos: Divulgação.


E

 

nquanto o prefeito Raimundo de Bragança visitava a China, sua residência e a da sogra dele, no mesmo terreno, foi alvo de mandado de busca e apreensão no contexto de uma operação policial da Diretoria de Combate à Corrupção da Polícia Civil do Pará, onde foram apreendidos um veículo SW4 da marca Toyota e documentos.

 

“Asfalto na cidade”

 

A operação foi desenvolvida com base em investigação sobre processos licitatórios e contratos administrativos da Prefeitura de Bragança recheados de irregularidades, com indicação de desvio de vultosas verbas públicas, tanto que cerca de R$ 19 milhões já foram bloqueados nas contas do prefeito e de pessoas ligadas a ele.

 

Já na residência do fiscal do contrato foram encontrados documentos que o vinculam a empresa investigada, por isso também teve imóveis bloqueados e veículo apreendido.

 

Operação abafa

 

Chama atenção o fato de operação tão relevante ter sido abafada pela Polícia Civil, sem a necessária divulgação, considerando que as investigações tratam de desvio de dinheiros públicos.

 

Papo Reto

 

Não há, ao menos até o momento, explicações para o acidente que envolveu os veículos do deputado Olival Marques e o do Imetro, ocupado no momento pelo diretor do Instituto, Daniel Nascimento (foto).

 

O máximo que a coluna obteve como resposta aponta que o diretor do Imetro participou de agenda com o governador Helder Barbalho em São Miguel do Guamá, mas nada consta sobre viagem a Paragominas.

 

A soma de um mais um está fechada: embora a versão de “racha” seja inconsistente, mas é sustentada pelos serviços oficiais da região, o diretor do Imetro, indicado por Olival ao cargo, iria se juntar ao parceiro no evento religioso em Paragominas, levando um cantor a tiracolo.

 

E no carro do Imetro, que é veículo oficial, ao contrário do que dizem os apoiadores do parlamentar, não consta a indicação “Uso exclusivo em serviço”. Assunto encerrado.  

 

Os servidores da Secretaria de Saneamento de Belém trabalham no limite do insuportável. O calor é abrasador e o suor escorre - visível e invisivelmente - pelos corpos de homens e mulheres lotados no prédio.

 

Ar-condicionado em pleno funcionamento somente em salas privilegiadas de chefes e 'chefetes'. De resto, refrigeração meia-boca.

 

Referência em tratamento de saúde mental, severa e persistente, por meio do CapPSi - onde atende 3,5 mil crianças e adolescentes -, Ananindeua ganhou ontem o Centro de Reabilitação e Inclusão Social para pessoas com autismo.

 

A bem da verdade, o serviço de atendimento funcionava na rede básica, mas agora passa a contar com um suporte especializado e multiprofissional

 

Um velho produtor de açaí contou à coluna que a safra deste ano, menor na quantidade, também perdeu na qualidade, haja vista que muitos frutos, por falta de água, estão "secando no cacho antes de amadurecer".

Mais matérias OLAVO DUTRA