Possível nomeação de Celso Sabino para governo Lula deve abreviar saída de Edmilson Rodrigues do Psol

O PT é o caminho natural, dizem observadores, mas o tempo urge. “Fator Sabino” pressiona tendência Primavera Socialista porque o governador Helder Barbalho quer o caminho livre.

15/06/2023 10:48
Possível nomeação de Celso Sabino para governo Lula deve abreviar saída de Edmilson Rodrigues do Psol

O deputado federal Celso Sabino, do União Brasil, enfrenta turbulências para assumir o Ministério do Turismo às esperas da COP 30, mas provoca desassossego na tendência Primavera Socialista, que abriga, até agora, o grupo do prefeito Edmilson Rodrigues no Psol. O PT é a serventia da casa/Fotos: Divulgação.
O deputado federal Celso Sabino, do União Brasil, enfrenta turbulências para assumir o Ministério do Turismo às esperas da COP 30, mas provoca desassossego na tendência Primavera Socialista, que abriga, até agora, o grupo do prefeito Edmilson Rodrigues no Psol. O PT é a serventia da casa/Fotos: Divulgação.

 


A possível indicação do deputado federal Celso Sabino, do União Brasil, para o Ministério do Turismo do governo Lula, elevando para dois o número de ministros paraenses no Planalto - onde já se encontro Jader Barbalho Filho -, está provocando um ‘efeito urticária’ na tríade composta pelo prefeito Edmilson Rodrigues e pelos irmãos Aldenor e Luiz Araújo. Sabino é potencial candidato à Prefeitura de Belém. “Falta madeira para bater no Gabinete”, diz fonte da coluna.

O que se diz é que, a se consumar a indicação de Celso Sabino, os digníssimos dirigentes da tendência “Primavera Socialista” terão anulados os discursos de parceria com o governo federal e de amizade com o presidente Lula, até então explorados ao máximo pela gestão Ed50 para recuperar a popularidade e o projeto de reeleição.


Vitrine quebrada

Se assumir o Ministério do Turismo, Celso Sabino terá sob sua alçada a incumbência de preparar, com as gordas verbas do governo federal alocadas para o setor, a cidade de Belém para receber a COP-30, evento internacional que também tem sido usado massivamente pelo prefeito como vitrine e ativo político eleitoral. Sabino deve turbinar sua própria candidatura e colocar sob a sombra o projeto de reeleição do prefeito do Psol.

 

Esperto e atento a tudo e a todos, o governador Helder Barbalho não deve esperar que o pior aconteça e que a engenharia do MDB de governar Belém pela primeira vez na história lhe escape entre os dedos. Não é da natureza dele.

 

Troca de palanque

O plano é dar um xeque-mate em Edmilson para que, urgentemente, desça do muro que separa o Psol do PT, se apresentando não somente como amigo de Lula, mas como o candidato do partido do próprio. Seria uma saída estratégica - senão honrosa - para manter o plano original, colocando o MDB em condições de temperatura e pressão para indicar o vice.

 

Pegar ou largar

Caso Ed50 não se movimente e não tome logo a decisão de embarcar no PT, de onde nunca saiu, deve receber o bilhete de que Helder tem no próprio e no partido pré-candidatos que começaram a pontuar nas pesquisas com rejeição praticamente zero, entre eles a secretária de Cultura, Ursula Vidal e o deputado estadual Zeca Pirão.

 

Recado entendido

A turma do Ed50 já entendeu o recado que ainda nem chegou: ou muda de partido, ou será derrubado do trem, sem dó, nem piedade. Quem conhece o que pensa o grupo que dirige a prefeitura aposta que o fator Sabino deve abreviar a mudança de endereço do prefeito e seu grupo para a casa de Beto Faro.

 

Candidata natural

Caso isso realmente ocorra, o caminho dentro de Psol se escancara para o que se cogita nos bastidores ser quase certeza: a pré-candidatura da vereadora Professora Sílvia Letícia à prefeitura de Belém, com ou sem Edmilson no Psol.

O picadeiro começa a arder.


Papo Reto

 

Tido e havido como futuro integrante do governo Lula, o deputado federal Celso Sabino diz que apenas o Diário Oficial da União irá colocar o pingo nos is.

 

A quem interessar possa, contudo, Sabino já recebeu manifestações de poio do governador Helder Barbalho e do senador Beto Faro. O resto é café pequeno, acrescenta a coluna.

 

Os bons entendedores entenderão.

 

Os desabrigados da área portuária de Abaetetuba contam os dias para a chegada do presidente Lula (foto) à cidade.

 

Vítimas de desabamento de terras, nenhum deles foi contemplado com as casas que programa federal “Minha casa”.   

 

Um fortíssimo aparato de segurança aguarda Lula, sábado, em Belém, para anúncio oficial da COP 30, que será realizada pela primeira vez na Amazônia, em novembro de 2025.

 

As emissoras de TV e as redes sociais do “Sul Maravilha” estão cantando loas para a cozinha paraense, tida e havida como uma das melhores do País, seguida de Minas Gerais.

 

Espera só para conhecerem a ‘gastronomia erótica’ cantada por uma conhecida conselheira do Tribunal de Contas do Pará.

 

Tudo pronto para a largada da Corrida e Caminhada do Engenheiro, neste domingo, campus da UFPA, no Guamá, às 6 horas da manhã.

 

O governo do Estado publicou no Diário Oficial de hoje a criação do comitê organizador da COP 30.

 

Não adiante espernear: o que a Justiça decidir no escandaloso caso de fraudes na venda de terrenos em Salinópolis será. Como reza a lenda, quem compra errado paga duas vezes.

 

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse ontem que o governo vai garantir o compartilhamento de postes de energia elétrica para ampliar a oferta de internet banda larga por provedores de pequeno porte.

 

É moleza. Difícil é convencer as facções criminosas instaladas nas periferias a deixar os provedores funcionarem

 

 TRF4 manteve a juíza substituta Gabriela Hardt à frente da Lava Jato, depois do afastamento do juiz Eduardo Appio, atual titular da 13ª Vara Federal, afastado das funções por suspeitas de condutas incompatíveis.


 


Mais matérias OLAVO DUTRA