Espia essa: Setran habilita empresa ligada ao prefeito de Bragança para operar com Estado

Como um trator, Adler Silveira atropela a legislação e manda os escrúpulos às favas: Rodoplan garante fatia do bolo de investimentos para obras em estradas no Estado.

09/07/2023 11:30
Espia essa: Setran habilita empresa ligada ao prefeito de Bragança para operar com Estado
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Secretaria de Transporte do Estado fez exatamente o que dela se esperava no rumoroso processo de habilitação de empresas para obras de construção rodoviárias na região nordeste do Pará: ignorar solenemente e legislação em vigor e habilitar, depois de deixar o processo em ‘banho-maria’, a empresa Rodoplan Serviços de Terraplanagem.


Adler Silveira, o ‘benevolente’, ignorou a legislação para habilitar a empresa da família do prefeito Raimundo Oliveira, que está no nome da mulher e ex-secretária/Fotos: Divulgação.


A Rodoplan, com a coluna já informou, é tida e havida como de propriedade da família do prefeito de Bragança, Raimundo Oliveira, estando, portanto, legalmente impedida de contratar com o Estado. Ao menos era o que dizia a legislação, que virou letra morta.

 

Resultado previsível

 

O resultado da concorrência não surpreende, mas vai para a conta do notório secretário Adler Silveira, que está no olho do furacão. A ele publicações nas redes sociais no sul e sudeste e nordeste do Pará atribuem o suposto comando de um esquema de desvio de recursos públicos a partir de obras com material de qualidade duvidosa, mas milionárias, resultando na insatisfação da população e dos motoristas que trafegam pelas estradas estaduais nessas regiões do Estado.

 

Operação cirúrgica

 

Pode-se dizer que a Comissão de Licitação foi ‘cirúrgica’ sob a orientação do secretário de Transportes. De quase meia dúzia de empresas que participaram do certame, metade ficou pelo caminho, engatada em algum dispositivo previsto no edital - menos a Rodoplan, da família do prefeito Raimundo Oliveira. A empresa, pelas razões que todo mundo está careca de saber no setor, foi a última a ser anunciada como ‘habilitada’ pela Secretaria, que aparentemente esperou a ‘poeira sentar’ para tal. Em vão. Empresários ressabiados preferem perder a enfrentar desafios políticos mais ousados.

 

Dever de casa

 

O prefeito Raimundo Oliveira também fez o dever de casa. Espertamente, exonerou a mulher do cargo de secretária do município para descaracterizar a irregularidade e participar da divisão do bolo rodoviário, como se não estivesse sendo observado pela legislação.

Foi como tentar drenar as águas do Atlântico para o rio Caeté.










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Papo Reto


Erramos: Anízio Abdon Bestene Júnior, mencionado aqui como ex-diretor Administrativo e Financeiro do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado, continua no cargo.

 

A deputada Alessandra Haber (foto) é a única deputada federal da bancada paraense que ainda não aderiu à Frente Parlamentar Mista das Emancipações.

 

O prefeito Edmilson Rodrigues deve saber, mas a balbúrdia impera dentro - com uma obra superfaturada que não termina nunca - e fora - trânsito louco - do mercado municipal de Icoaraci.

 

Não são as Usinas da Paz que preocupam alguns observadores da cena paraense, mas a quantidade delas.

 

A preocupação está no valor do custeio, quando há necessidade de empreendimentos  que garantam emprego e renda, principalmente em Belém.

 

O chamado táxi-lotação explodiu em todo Pará, ante à omissão de quem tem a missão institucional de zelar pela saúde do sistema de transporte público intermunicipal, no caso a Arcon.

 

Qualquer trajeto com 200 km ou mais no Estado custa entre R$ 100 e R$ 120, dependendo da cara e frequência do freguês.

 

Estima-se que existam 2,5 mil veículos operando na irregular modalidade e, por sinal, já nem esperam mais a madrugada para agir livremente.

 

Associados às vans e micro-ônibus  regulamentados como alternativos, os táxis-lotação são o tiro de misericórdia nas empresas convencionais de transporte.

 

O grupo Ponto de Apoio, criado para atender deficientes e idosos em passeios ciclísticos no Parque do Utinga, fechou parceria com a Cosanpa para cessão de um galpão para alojar bikes adaptadas.

 

O programa funciona através de voluntários que se prestam a pedalar as bikes dotadas de um assento lateral para o carona, como na foto ao lado.

 

Os passeios acontecem de duas em duas semanas, aos sábados e domingos, atendendo deficientes.

 

A ideia surgiu do jornalista Daniel Nardin e em breve contará com  mais bikes adaptadas para os passeios. 

 

Android: o Google removeu aplicativos com malware e mais de 1,5 milhão de downloads. O File Recovery & Data Revocery e o File Manager, do mesmo editor, simplesmente coletavam dados dos usuários e enviavam para servidores na China!

 

Na ONU, robô humanoide disse que "máquinas podem governar melhor do que humanos", mas alertou para a implementação indiscriminada da inteligência artificial.

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