Belém, PA - O Remo conseguiu o improvável na 19ª e última rodada da Série C ao empatar com o São José por 0 a 0, contar com a derrota do Figueirense para o Volta Redonda e, assim, garantir participação no Quadrangular decisivo do Torneio. O Leão terminou a fase classificatória em 8º lugar, com 26 pontos, e integra o grupo com Botafogo-PB, São Bernardo-SP e Volta Redonda-RJ.
O gramado do Estádio Passo D’areia é do tipo sintético, o que tornou o jogo bem feio durante toda a partida. Muitas das oportunidades vieram de bola parada. O Remo, apesar de repetir a escalação do último jogo, não conseguiu repetir o bom futebol apresentado em Belém na rodada anterior.
A primeira boa chance do Leão veio de um lance de falta. Em bola cruzada, o zagueiro Ligger cabeceou rente à trave do goleiro Rampi e quase abriu o placar em Porto Alegre.
Depois o São José passou a ter mais espaço nas laterais do campo e colocou o goleiro Marcelo Rangel, do Remo, para trabalhar. O arqueiro deu rebote para o meio da grande área e o atacante Douglas desperdiçou a melhor chance do primeiro tempo para os donos da casa.
Rodrigo Santana respondeu ao momento negativo na partida colocando Ribamar e Rodrigo Alves em campo. O Remo, novamente, respondeu com subidas ao ataque, mas esbarrou no goleiro do São José.
Sem muito ter o que fazer, as duas equipes diminuíram o ritmo no final da partida e o empate por 0 a 0 sacramentou a classificação azulina para a próxima fase. Jogadores e comissão técnica comemoraram bastante no Rio Grande do Sul. Em Belém, a festa também foi grande em diferentes pontos da cidade.
Próximos passos
Um detalhe curioso é que o Leão foi derrotado, na fase de classificação, por todos os times que irá encarar no Quadrangular Final. O primeiro desafio já será no próximo sábado, 31, no Baenão, em Belém, contra o Botafogo-PB - dono da melhor campanha até aqui e que se garantiu nesta segunda etapa com sete rodadas de antecedência.
Em seguida, o Remo vai ao interior de São Paulo encarar o São Bernardo, retorna a Belém para encarar o Volta Redonda, vai ao Rio de Janeiro para, novamente, enfrentar o Volta Redonda, recebe o São Bernardo em Belém e encerra a participação no quadrangular final indo a João Pessoa enfrentar o Botafogo-PB.
Serão seis jogos decisivos para definir o futuro do Leão no futebol brasileiro. Pesa a favor da equipe paraense o fato de que todos os times começam esta fase do torneio zerados em pontos, o que coloca equipes em posições totalmente distinta na fase de classificação, como Remo e Botafogo-PB, por exemplo, em pé de igualdade no que diz às chances de classificação. Os quatro primeiros colocados ao final da disputa garantem vaga na Série B do ano que vem.
Foto: Samara Miranda/Ascom Remo