Brasília, DF - O quarteto brasileiro para os Jogos de Paris-2024 no vôlei de praia está completo. An Patrícia e Duda, Bárbara e Carol e André e George já estavam garantidos e neste fim de semana foi a vez de Evandro e Arthur Lanci confirmarem a classificação olímpica. A vagas veio em grande estilo, com a medalha de ouro no Elite 16, em Brasília.
A dupla brasileira conquistou o ouro na etapa brasileira do Circuito Mundial ao baterem os holandeses Van de Velde e Immers por 2 a 1 na decisão deste domingo. E com grande virada. Depois de levarem 21 a 17 no primeiro set, os brasileiros cresceram na partida, marcando 23 a 21 e 15 a 9.
"É difícil falar nesse momento. Foi uma corrida olímpica diferente, mais curta que as outras. Alguns times da corrida olímpica estavam juntos há quatro, cinco anos. E nós há um ano e quatro meses", apontou Evandro.
"Sabíamos que seria bem complicado, pelo pouco tempo do time, mas nunca deixamos de acreditar. Nos mudamos para Vitória, saímos da nossa zona de conforto, montamos uma comissão técnica nova, um trabalho novo", listou. "Fomos degrau por degrau, sem desmerecer ninguém. Fomos trabalhando e nada mais recompensador do que conquistar um objetivo tão importante quanto uma vaga olímpica."
A felicidade também era explícita nas palavras de Arthur. "É um sentimento inexplicável. Todos os atletas buscam uma vaga olímpica e às vezes isso parece um sonho distante", reconheceu.
"O trabalho e o dia a dia foram deixando a gente cada vez mais perto. E conseguimos consagrar aqui em Brasília. Nada melhor do que conseguir a vaga olímpica chegando a uma final de etapa Elite. Isso concretiza nossa evolução e mostra que podemos chegar em Paris e brigar por uma medalha", enfatizou.
Além do ouro de Evandro e Arthur, o Brasil ainda somou outras duas medalhas em Brasília. George e André ficaram com o bronze no masculino e Ana Patrícia e Duda também foram ao lugar mais alto do pódio no feminino.
Foto: Lucas Magalhães
Estadão conteúdo