Polêmica

Dom Orani cria conselho na PUC-RJ após ministro do STF defender o aborto em palestra na instituição

Arquidiocese cita "instabilidades" na universidade e nomeia conselho para atuar junto ao reitor

19/03/2024 10:08
Dom Orani cria conselho na PUC-RJ após ministro do STF defender o aborto em palestra na instituição

Na última quarta-feira (12/03), o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, nomeou um conselho com cinco integrantes para atuar na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) daquele estado. De acordo com documento oficial da arquidiocese, a instituição de ensino tem passado por mudanças, gerando "instabilidades", embora nada tenha sido especificado. A justificativa é de que o conselho irá auxiliar o reitor, padre Anderson Pedroso, a avançar na “prática sinodal em sua gestão” da universidade.

Ainda no documento, Dom Orani solicitou aos conselheiros que atuem junto a Anderson Pedroso, durante as reuniões mensais, que devem ser registradas em ata e enviadas ao Cardeal e ao Provincial dos Jesuítas, que apoiou a criação deste conselho, no intuito de "realizar uma oitiva na universidade".

O contexto da criação do conselho, contudo, traz a recente palestra proferida pelo Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), na PUC-Rio, no último dia 8 de março. Durante a Aula Magna, Barroso abordou temas controversos, incluindo pautas feministas, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Ele defendeu o que chamou de “direito à liberdade sexual e reprodutiva das mulheres“, inclusive o citando a legalização do aborto. Essa declaração provocou discussões e reflexões na universidade, e o conselho criado por Dom Orani pode ser considerado uma resposta à insatisfação da cúpula católica.

Com duração inicial de um ano, o conselho conta com as presenças do presidente e quatro diretores das Faculdades Católicas – mantenedora da universidade: padre Luís Correa Lima; Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro; padre Ricardo Torri de Araújo; padre Waldecir Gonzaga e Carlos Alberto Serpa de Oliveira, membro da Comissão de Patrimônio e do Conselho Econômico da Arquidiocese do Rio, e dono da Cesgranrio.

Dom Orani disse confiar na sabedoria do Reitor em acolher as contribuições dos novos conselheiros. De acordo com o Portal Metrópoles, o padre Anderson Pedroso teria afirmado que a criação do conselho seria “absolutamente normal em qualquer universidade, um sinal de apoio do arcebispo”.

Mais matérias Brasil