Decepção

Decepção, vaias e arrastões marcam adiamento de show de Taylor Swift no Rio

O anúncio foi feito pela cantora no Instagram às 17h30 deste sábado, cerca de duas horas antes do horário marcado para o início da apresentação.

18/11/2023 22:10


Rio de Janeiro (RJ) - Taylor Swift adiou o show que faria no Rio de Janeiro neste sábado, 18, por causa das "temperaturas extremas no Rio". Seria o segundo show de sua turnê no Brasil. O anúncio foi feito pela cantora no Instagram às 17h30 deste sábado, cerca de duas horas antes do horário marcado para o início da apresentação. Muita gente já tinha entrado no local.


Com um público de cerca de 60 mil pessoas, o primeiro show da turnê "The Eras Tour" no Brasil ficou marcado por uma tragédia na noite de ontem, 17. Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu no início do show no Estádio Nilton Santos, o Engenhão.


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse na rede social X (antigo Twitter) que haverá uma nova data na segunda-feira, 20 A informação sobre a nova data ainda não foi confirmada pela artista nem pela organização.


"Eu acabei de receber um informe dos responsáveis pelo show da Taylor Swift. Tem dois fatores aí que levam para que o show seja adiado de hoje para segunda-feira. Primeiro a artista parece que não está bem devido aos ocorridos de ontem. De fato a temperatura do Rio de Janeiro está muito alta, muitos atendimentos médicos. Quero pedir para quem não chegou ao Engenhão ainda para obviamente dar meia volta, não sair de casa. Quem está no Engenhão segue com toda tranquilidade, a organização vai ver como esse ingresso vale para segunda-feira. Se não puder valer a gente vai dar um jeito de recompensar as pessoas. Com muita calma, tranquilidade, estamos acionando os órgãos aqui", disse Paes.


A cantora também tem um terceiro show marcado no Rio, para o domingo, 19. Em São Paulo, os shows estão agendados para os dias 24, 25 e 26 de novembro.


Posição errada do palco


O especialista em gerenciamento de riscos e segurança Gerardo Portela analisou imagens do show de Taylor Swift no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio, sexta-feira, 17, e disse ao Estadão que "palco e telão foram montados na área de ventilação do estádio". Ou seja, o próprio palco ajuda a tornar a sensação térmica do local ainda maior.


Segundo o autor de livros como "Gerenciamento de Riscos Baseado em Fatores Humanos e Cultura de Segurança", isso "se tornou um obstáculo para a manutenção da corrente de ar de ventilação natural prevista no projeto original do estádio".


A reportagem questionou a T4F e a equipe de Taylor Swift, por meio da produtora do evento sobre a razão pela qual construíram as estruturas naquela região, se houve um plano de escape e abandono - que analisa possíveis cenários emergenciais - e como ele teria sido feito, mas não obteve retorno até o momento desta publicação.


Arrastões


Diversos relatos de arrastão na noite em que Taylor Swift anunciou o adiamento de seu segundo show no Brasil, surgiram neste sábado, 18, na cidade do Rio de Janeiro.


A reportagem presenciou uma cena de tumulto e correria na região entre a rua Henrique Sheid e da avenida Hélder Câmara, próximo a um McDonald’s, e outro possível arrastão foi presenciado nos entornos de Fernão Cardim. O clima de tensão foi perceptível.


Nas redes sociais, é possível conferir o momento em que diversos fãs de Taylor Swift buscam refúgio dentro de uma lanchonete. A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro a respeito dos relatos de arrastão, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.


(Foto: reprodução redes sociais)


Estadão conteúdo

Mais matérias Brasil