"Caetanear o que há de bom": perrengue marca passagem de Caetano Veloso pela Estação das Docas

Além de quase “passar em branco” para a maioria das pessoas, cantor foi vaiado por uma fã solitária por seu ativismo político; Paula Lavigne tomou as dores e o caldo entornou...

03/10/2024, 08:00

Em vídeos, a turnê do casal e a manifestação de apoio político, gravação de 2021 espertamente postada agora para se beneficiar da visita do cantor/Fotos: Divulgação-Redes Sociais.


A


s redes sociais em Belém foram invadidas, na terça-feira, 1, por um vídeo um tanto ufanista, mostrando o carinho de Caetano Veloso por Belém. Porém - e sempre há um -, ‘o que não é bom, a gente esconde”. A passagem dos irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia pela cidade, como parte de uma turnê nacional, deixou todos extasiados, mas não sem um perrengue chic, por assim dizer. Sobrou até para o prefeito Edmilson Rodrigues. Então, como se falava no programa Castelo Rá Tim Bum, “senta que lá vem história”.

 

No sábado, 28, antes do show, Caetano e a mulher dele, a atriz Paula Lavigne, deram um rolê pela ‘Cidade das Mangueiras’. O vídeo divulgado nas redes sociais mostra vários lugares que o casal visitou, mas, para um bom observador, não há imagens deles na passagem pela Estação das Docas.

 

Saia justa e encrenca

 

Explica-se: foi exatamente nesse ponto turístico que rolou uma “saia justa” daquelas. Uma fonte da Coluna Olavo Dutra conta que Caetano e Paula passaram “em brancas nuvens” pela Estação - ninguém os reconheceu; não chamaram atenção - mas foi justamente lá que uma figura vinda diretamente da Serra dos Carajás resolveu fazer “onda”.

 

Quando Caetano passou, a 'mina' de Carajás vaiou o cantor. Caetano não se incomodou e continuou no caminho dele, indo para fora da parte refrigerada da Estação, na orla, onde ficam os guindastes. Quando voltou, a encrenqueira voltou a vaiar o cantor. E ainda mostrou seus dotes vocais ao cantar “Viva a Amazônia...”

 

Voando para “Carajás

 

Paula Lavigne tomou as dores do marido e, de celular em punho, “voou” para cima da "Carajás", que não se fez de rogada: sacou seu bom iPhone e também encarou Paula Lavigne. Filmando, Paula, quase gritando, falou que Caetano, um idoso de 80 anos, tinha sido ‘desrespeitado’, ao que a "Carajás" retrucou e, filmando também, contra atacou: “Eu não estou desrespeitando um idoso; eu vaio as escolhas que esse senhor, como artista, faz no campo da política. Isso, sim, é digno de muitas vaias, quando o artista dá lugar ao ativista”. E continuou vaiando, o que fez Paula sair de fininho rumo ao pessoal da segurança que acompanhava o casal.

 

Nem direita, nem esquerda

 

A "Carajás" jura, ‘pela fé da mucura’, que não é de direita, nem de esquerda; muito pelo contrário, mas que artistas “não têm nada de se posicionar politicamente” e que Caetano é “pior de todos nessa área”.

 

A suposição é de que o que a moça teria feito se tivesse visto o vídeo de Caetano Veloso demonstrando apoio a Edmilson Rodrigues, candidato à reeleição em Belém. Em uma busca na internet, esse vídeo é encontrado. E o que se vê é Edmilson “surfando” na onda do show de Caetano e Bethânia, que levou, dizem, 40 mil fãs dos irmãos ao Mangueirão.

 

Esperteza política

 

O vídeo de apoio existe, mas aqui habita um bom “João-sem-braço” político de Edmilson e dos coordenadores de sua campanha à reeleição: foi gravado e divulgado há quatro anos, quando Ed venceu a eleição, em Belém. Os marqueteiros, aproveitando que “mano Caê” estava em Belém, republicaram o vídeo nas redes sociais do prefeito como se a peça tivesse sido gravada no final de semana passado. Não foi. A campanha de Ed usou essa peça publicitária antiga confiando em que ninguém fosse notar o vídeo.

 

O vídeo, “rebocado e botocado”, data de 2021, voltou a ser postado este e recebeu até uma figurinha de Dorama - da série e filmes, muito moderna, que faz sucesso entre os jovens. Quem acompanha essas modernidades sabe do símbolo dos Doramas, e ele está no vídeo.



 

Papo Reto

 

· A “Praça do pistão” do Conjunto Satélite foi tomada, segunda-feira à noite, por seguidores do prefeito Edmilson Rodrigues (foto) para uma carreata, mas o alcaide simplesmente não deu as caras.

 

· Falando em Conjunto Satélite, leitora da coluna informa que o padre Richardson, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio, alvo de nota aqui na coluna, foi chamado a se explicar perante a Arquidiocese de Belém.

 

· Motivos: denúncias de indiferença para com os problemas das comunidades e a não prestação de contas sobre atividades e eventos paroquiais.

 

· Agora, milagrosamente, o vigário voltou a ser atencioso e a prestar contas, como manda o bom senso e a liturgia da Igreja, mas anunciou que só ficará na paróquia até o final deste ano.

 

· Beneficiários do Bolsa Família estão em êxtase: o Ministério da Fazenda liberou 193 sites de apostas online no País.

 

· Estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, divulgado esta semana, demonstra um cenário sombrio para os empresários brasileiros, a partir do avanço da dívida pública nacional.

 

· Estranho: quase teve quase nenhuma repercussão na grande mídia a prisão em flagrante, pela Polícia Federal, de invasores e queimadores criminosos na Amazônia.

 

· O primeiro transplante de útero em vida na América Latina foi realizado no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

 

· Acredite, as picadas de aranhas representam a segunda causa de envenenamento no País, mas soros antivenenos já são distribuídos pelo SUS.

 

· Quem diria? O canabidiol é letal contra larvas do mosquito da dengue, mesmo aquelas resistentes a outros pesticidas, diz estudo.

 

· A partir de 2025, o Brasil terá novos modelos de certidões.

 

Mais matérias OLAVO DUTRA