Luta

Brasil peca no início da partida e perde para a Austrália no Pré-Olímpico de Basquete Feminino

Apesar da reação no segundo tempo, as australianas levaram a melhor

09/02/2024 09:30
Brasil peca no início da partida e perde para a Austrália no Pré-Olímpico de Basquete Feminino

A Austrália venceu o Brasil por 60 a 55 nesta quinta-feira (8), em partida válida pela 1ª rodada do Pré-Olímpico de Basquete Feminino, em Belém, no Pará. A partida foi decidida nos últimos lances, com as australianas colocando pontos no placar nas duas últimas posses.

 

Com o resultado, a Austrália se iguala em pontos com a Alemanha, que venceu a Sérvia. As três melhores seleções de cada chave se classificam para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, ou seja, apenas a última colocada não garante vaga na capital francesa.

 

COMO FOI A PARTIDA?
As australianas tomaram conta nos dois primeiros períodos, dominando o garrafão e com muitos rebotes ofensivos, neutralizando completamente o jogo brasileiro. O primeiro quarto o Brasil foi competitivo, com o apoio da torcida paraense presente no ginásio do Mangueirinho. mas a vantagem ficou maior no segundo quarto, que terminou com a vantagem das adversárias por 10 pontos, 33 a 23.

 

No segundo tempo a Seleção Brasileira voltou melhor e conseguiu buscar o empate ainda no terceiro período, com o placar em 49 a 49. A Austrália, lideradas por Ezi e Bec Allen faziam a diferença, mas pelo lado do Brasil, Damiris não deixava a vantagem crescer novamente.

 

A equipe brasileira até liderou o placar, mas durou pouco tempo. A Austrália se recuperou e voltou a colocar a bola na cesta, virando a partida novamente justamente nos últimos segundos. O Brasil tentou a reação, mas ficou no aro.

 

O próximo jogo da Seleção Brasileira é contra as sérvias, no sábado (10), às 20h, no Mangueirinho, em Belém, no Pará.

 

POLÊMICA


Confederação Brasileira de Basketball (CBB) emitiu nota de um erro no placar nos minutos finais do jogo. Leia o conteúdo na integra.

 

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) lamenta e repudia o erro de direito ocorrido na primeira rodada do Pré-Olímpico feminino de basquete FIBA, durante o confronto entre Brasil e Austrália, no Ginásio Mangueirinho, em Belém do Pará.

 

O Brasil vencia o jogo por 52 a 49, com pouco mais de seis minutos para o fim. A Austrália diminuiu para 52 a 51, em bola de dois pontos. Na sequência do duelo, a Seleção cometeu falta de ataque e na posse seguinte, a Austrália colocou mais uma bola de dois pontos, o que deixaria o placar em 52 a 53. Na súmula e no placar do ginásio, exposto para todas as atletas e público, foi exibido 52 a 54 para as australianas.

 

O Banco do Brasil reclamou. A torcida presente também percebeu o erro. Na transmissão da ESPN, no Brasil, narrador e comentarista também citaram o erro, que não foi corrigido em momento algum.


Ao fim do jogo, a diretoria da CBB foi até a mesa para fazer o protesto, solicitando no mínimo a alteração do ponto, o que não ocorreu por parte da mesa, sendo mantido o placar final em 60 a 55.

 

O erro pode não ter mudado o placar final do duelo, mas é límpido que alterou a dinâmica dos minutos finais do jogo, mexeu psicologicamente com a equipe e, diante de uma competição tão forte, organizada e importante, valendo vaga olímpica em Paris 2024, não poderia de fato nenhum ocorrer, pois na disputa também por saldo, qualquer ponto faz a diferença. 

 

Protestamos junto à FIBA, acionamos o departamento jurídico da CBB para tomar as medidas cabíveis e esperamos uma resposta à altura da entidade maior do basquete mundial.

 

Fonte: Portal Lance/ CBB

Foto: Ascom CBB

Mais matérias Esportes