Reitor da Uepa vai disputar reeleição, mas, este ano, sem a militância do PT e do Psol

Reitor Clay Chagas pulou do barco de Edmilson Rodrigues para o de Igor Normando, que não tem militância capaz de ajudar a eleger um reitor nem mesmo na Uepa.

10/01/2025, 12:00
Reitor da Uepa vai disputar reeleição, mas,  este ano, sem a militância do PT e do Psol
N

 

em bem saiu o edital sobre as eleições para a Reitoria da Universidade do Estado do Pará, a Uepa - Resolução Nº 4239/24-Consun, 18 de dezembro de 2024 -, dois nomes já se lançaram ao pleito - o atual reitor, Clay Chagas e sua vice, Ilma Pastana.


Reitor da Uepa foi presença garantida em eventos do candidato do MDB, Igor Normando, mas já acendeu vela para o PT e o Psol/Fotos: Divulgação.

A diferença crucial desta eleição para a eleição anterior é que, desta vez, o professor Clay Chagas concorrerá sem ter ao seu lado a militância do PT e do Psol, que são diferenciais marcantes nas universidades.  Se PT e o Psol, derrotados nas recentes eleições municipais, já superaram as traições e rasteiras de campanha, pode ser que se veja algum militante levantando a bandeira da chapa de situação da Uepa.

 

Explica-se: mesmo apoiados publicamente pelos partidos do prefeito e vice-prefeito de Belém no momento de sua eleição em 2021, assim que convocado pelo governador, Clay Chagas se entregou de corpo e alma ao time da campanha do candidato Igor Normando, do MDB, virando as costas aos ex-colegas e apoiadores da esquerda.

 

Mesmo sabendo que é comum se ouvir que em política partidária não existe traição, e sim “articulação”, já se ouviu de um célebre petista que “petista não tem coração, tem memória”.

 

Justiça manda fechar
“Bar do Rex” após anos
de disputa, em Bragança,
para dar sossego aos fiéis

 

As confusões da política partidária em Bragança, lideradas pelo ex-prefeito Raimundo Oliveira, não são nada perto do que o bragantino terá de conviver: após anos de disputa, a Justiça determinou o fechamento e retirada do Bar do Rex, tradicional estabelecimento localizado no Largo de São Benedito.

 

O caso sempre gerou conflitos, porque envolvia a utilização do espaço público, muito próximo da secular igreja de São Benedito, no térreo do coreto em frente à edificação religiosa. Representantes da igreja alegavam que a grande movimentação em frente ao templo, intensificada durante eventos como o Carnaval, gerava incômodo para os fiéis, comprometendo o ambiente de devoção e a preservação do espaço histórico e religioso.

 

Um representante do bar informou que a decisão judicial estaria vinculada à revitalização da praça. Segundo ele, o anexo, uma barraca que servia de ponto de auxílio, foi retirado, e há planos para que o Rex retorne com outro local, em breve, embora ainda sem uma data e local definidos. 

 

Prefeitura de Belém
adota estilo João Santos
na comunicação, mas,
e quanto aos cabelos?

 

A Prefeitura de Belém parece ter uma estreita relação com a Prefeitura de Recife, em Pernambuco. No segundo mandato de Zenaldo Coutinho, a gerência de Fumbel foi entregue a um recifense que tentou implementar na gestão da cultura de Belém ações que já se praticavam em Recife, em especial, na gestão do carnaval. Não deu certo, mesmo porque a cultura pernambucana é bem mais organizada que a de Belém.

 

Agora, na gestão de Igor Normando, do MDB, o “modelo” recifense será implementado na área da comunicação. Não à toa, os marqueteiros, tanto do governo do Estado, quanto da prefeitura, têm grife de pernambucanos. A ideia é que Normando, aos moldes do prefeito João Campos, de Recife, tenha um profissional social mídia, chamado “abelha”, grudado nele, mostrando todos os passos e respiros do alcaide, e postagem imediata nas redes sociais.

 

A influência nessa nova fase vem também da esposa de Normando, Fabíola Cabral, que foi deputada estadual em Pernambuco, de 2019 e 2023, e que é muito próxima de João Campos. O que todo mundo pergunta é se Igor Normando vai descolorir o cabelo, tal como João Campos, no carnaval de 2024, que deixou o cabelo platinado, depois que foi desafiado por um internauta. 

 

Papo Reto

 

·  A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha (foto), é dada como um dos principais nomes para a disputa da presidência da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins, a Amat Carajás.

 

· O presidente nacional da Federação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Gorgônio Loureiro, tem viagem marcada para Belém e Bragança.

 

· A ideia é definir a programação do Congresso Nacional de Comunicadores de Turismo, que deverá ocorrer em junho deste ano, reunindo mais de cem profissionais do País.

 

· Segundo a presidente da Febtur Pará, Christina Hayne, o Congresso será importante para divulgar a COP em todo Brasil mostrando os avanços da cidade com novos equipamentos e a infraestrutura praticamente concluídas.

 

· O governo federal está convidando prefeitos eleitos e reeleitos para um grande encontro, de 11 a 13 de fevereiro, em Brasília, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

 

· O evento prevê discutir estratégias de gestão municipal e ampliar as relações com as prefeituras, de olho nas eleições de 2026.

 

·  Os prefeitos esperam que o governo federal anuncie aumento nos repasses do FPM e mais verbas para educação, saúde e aterros sanitários, para aposentar de vez os lixões que tiram voto e prestígio, além de fazer mal à saúde da população.    

 

· O sucesso do Pablo Marçal na corrida pela Prefeitura de São Paulo foi tão grande que ele já foi anunciado como pré-candidato à Presidência da República pelo PRTB.


· Para melhorar esse alcance e deixar a alcunha de partido nanico pelo caminho, o presidente nacional da legenda estuda mudar o nome da sigla para Partido Brasileiro. As negociações em Brasília já estão em andamento.

Mais matérias OLAVO DUTRA