Prefeito de Ananindeua é a aposta do Podemos na estratégia para chegar ao governo do Pará em 2026

Direção nacional do partido trata Daniel Santos, atualmente ligado ao PSB, como “prioridade 1” para a disputa do próximo ano, mas prefeito se mantém fechado em copas, até agora.

06/07/2025, 10:00
Prefeito de Ananindeua é a aposta do Podemos na estratégia para chegar ao governo do Pará em 2026
A

 

semana política paraense terminou com um movimento dado como certo nos bastidores: o Partido Podemos ofereceu ao prefeito Daniel Santos toda a estrutura partidária no Pará - inclusive a presidência da legenda - para que ele dispute o governo do Estado nas eleições de 2026.

Cúpula nacional do partido, que teve crescimento de 48% nas eleições municipais em todo o País, oferece toda a estrutura a Daniel, incluindo o comando no Pará/Fotos: Divulgação.

As conversas, que vinham sendo mantidas sob sigilo, agora se intensificam em Brasília e Belém. A estratégia é clara: acomodar o ex-presidente da Assembleia Legislativa e atual prefeito de Ananindeua em um partido de direita que lhe garanta palanque próprio e liberdade de articulação.

Oposição certeira

O nome de Daniel Santos, que figura nas pesquisas como uma das alternativas da oposição ao governo Helder Barbalho, agora passa a ser tratado como prioridade absoluta dentro da cúpula do Podemos.

Segundo fontes próximas às negociações, o convite a Daniel tem aval e entusiasmo da presidente nacional do partido, a deputada Renata Abreu, do senador Zequinha Marinho - principal liderança do Podemos no Pará - e de toda a direção nacional. “É o xadrez da política”, afirma um articulador envolvido diretamente nas tratativas.

Expansão nacional

A oferta não ocorre por acaso. O Podemos vem de um resultado expressivo nas eleições municipais de 2024 e tem planos ambiciosos para 2026. O partido conquistou 127 prefeituras, crescimento de 48% em relação ao último pleito. Entre os destaques estão cinco vitórias em seis disputas no segundo turno, incluindo duas capitais estratégicas: Palmas (TO) e Porto Velho (RO).

“O crescimento do Podemos nas eleições municipais reflete o desejo do eleitorado por mudanças concretas e inovadoras no cenário político. É uma conquista histórica”, afirmou a presidente Renata Abreu após o segundo turno.

Com os resultados, o Podemos ampliou sua presença para 36% dos municípios brasileiros, lançando chapas próprias em quase 2 mil cidades. Além disso, elegeu 2.327 vereadores, um crescimento de 58% em relação à eleição anterior, consolidando sua presença nas Câmaras Municipais de Norte a Sul do País.

Pará no tabuleiro 

Nas palavras de um dirigente partidário, o Pará é a próxima fronteira. “Queremos conquistar o governo do Pará como parte da estratégia nacional de consolidação. O Estado é uma prioridade”, informou a fonte.

Com o apoio declarado de lideranças nacionais e espaço para comandar a legenda no Estado, Daniel Santos teria liberdade para montar sua base, atrair prefeitos e lideranças municipais e disputar o Palácio dos Despachos com um partido estruturado e afinado com a nova direita brasileira.

A filiação e a formalização do novo comando estadual do Podemos devem ocorrer até o fim do segundo semestre, a depender apenas do cronograma interno e do timing político para o anúncio. Mas, nos bastidores, o jogo já está em andamento, com juiz e apito prontos para informar o resultado da partida.

Papo Reto

·O jornalista Lúcio Flávio Pinto (foto) recebeu a honraria Destaque na Comunicação, concedida pela Associação Comercial e Empresarial de Santarém. 

·Lúcio, que está em tratamento de saúde em Belo Horizonte, foi representado pelo filho Lívio Pinto, que agradeceu em nome do pai. 

·Lúcio também fez um vídeo, que foi exibido durante a cerimônia, agradecendo a medalha que tem o nome de outro santareno ilustre, o Maestro Isoca.

·Apoiadores estão certos de que a professora Eldilene Barbosa será a reitora pró-tempore da Ufra e que já procuram um veterinário para assumir o Hospital Veterinário, mas até agora nenhum quis assumir.

·Em abril, a Aegea, empresa referência no setor de saneamento, venceu a disputa da concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 99 municípios do Pará.

·Estima-se que mais de 4 milhões de pessoas serão beneficiadas. A previsão de investimentos vai a mais de R$ 15 bilhões em 40 anos de contrato. 

·A Aegea contratou a agência FSB Holding, considerada a maior na área de comunicação corporativa e política no País, com uma coordenadora de comunicação local. 

·A FSB, que tem sedes do Rio de Janeiro e Brasília, é também o braço de comunicação da COP30, em Belém, contratada pelo governo do Pará desde o ano passado. 

·No fim da tarde de segunda-feira, 30, um homem não identificado foi morto a tiros em um ponto de venda de guaraná na rodovia Augusto Montenegro, no bairro da Campina de Icoaraci.

Mais matérias OLAVO DUTRA