Belém, PA - O Paysandu sagrou-se campeão paraense de 2024 na noite deste domingo, 14, ao empatar por 1 a 1 com o Remo, de quem já havia vencido no primeiro confronto das finais por 2 a 0. No placar agregado, o time bicolor conquistou o troféu com o resultado de 3×1. Nicolas, cobrando pênalti, marcou para o Paysandu e Ronald empatou para o Leão num chutaço da entrada da grande área.
O Paysandu volta a conquistar o Estadual depois de ter ficado de fora da final do torneio em 2023, que teve o Águia de Marabá como campeão. Na ocasião, o Papão ficou com o terceiro lugar depois de derrotar o Cametá. Na final, o Águia de Marabá venceu o Remo, nos pênaltis, por 5×4, e ficou com o título.
O duelo deste domingo foi cercado de expectativas dada a semana conturbada que os dois clubes viveram, inclusive com decisões judiciais mudando o andamento da competição e troca de acusações entre a diretoria azulina, que acusava favorecimento do Paysandu pelo VAR, e a Federação Paraense de Futebol (FPF).
O jogo
O primeiro tempo começou movimentado e equilibrado no meio de campo. O Remo chegou assustando com Ronald e Sillas, que chutou pra fora. A resposta do Paysandu foi com Nicolas, mas Marcelo Rangel defendeu a cabeçada do artilheiro do time.
Depois, o jogo seguiu equilibrado, até no lance de Ribamar, que no fim, chutou, mas a bola foi pra fora, desperdiçando a melhor chance do Leão no primeiro tempo, que terminou 0x0.
No segundo tempo, as coisas mudaram. Logo aos 9, Ícaro derrubou Edinho na área, o árbitro expulsou o zagueiro do Remo e marcou penalidade máxima para o Paysandu. Na cobrança, Nicolas abriu o placar para o Papão, que no placar agregado, 3×0.
Mesmo com um a menos, o Leão não se entregou e empatou. Ronald pegou a bola e chutou, sem chances para o goleiro defender a bomba, 1×1. O jogo seguiu equilibrado, mas o Bicolor soube aproveitar a bola no pé e passar o tempo.
Assim, 1×1 no tempo normal e 3×1 no placar agregado, Paysandu se sagrou campeão do Parazão no Mangueirão.
Campanha
O Paysandu chegou na grande final do Parazão após terminar a fase de grupos na liderança, com 20 pontos conquistados em oito jogos disputados, sendo seis vitórias e dois empates.
Nas quartas de finais, goleou o Bragantino-PA por 3×0 na ida e 3×1 na volta. Na semifinal despachou o Águia de Marabá ao vencer na volta por 4×0 (ida 1×1). Na final, venceu o Remo na ida por 2×0 e na volta, empatou, mas conquistou o Estadual de 2024 no Mangueirão.
Novas metas
Com o fim do Parazão, os clubes se preparam para a iniciar a maratona de jogos pelo Campeonato Brasileiro. O Paysandu estreia na Série B contra uma 'pedreira'. O time visita o Santos na Vila Belmiro, na próxima sexta-feira, 19, às 20h (de Brasília). Pela Série C, o Remo estreia em casa contra o Volta Redonda-RJ, no dia 21 de abril.
Imagens: TV Cultura do Pará