arecia que “toda nudez não seria castigada” no caso do escândalo sexual envolvendo o pastor Ríter Marques. Parecia. Uma tempestade tende a desabar sobre o presidente da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Pará, a Comieadepa, que teria permanente no cargo mesmo diante da quebra do código de ética e princípios religiosos em face do vídeo íntimo vazado nas redes sociais e as derivações resultantes.

O final de semana chegou e um novo capítulo surge nesse enredo, que pode até seguir as linhas da obra de Nelson Rodrigues mostrando a vida como ela é.
Lideranças contra
Uma representação disciplinar, de um total de 15 páginas, assinada pelo pastor Jeberson Pinto, membro da Convenção, com data de 5 de abril, foi protocolada. O documento já está nas mãos do pastor Wilson Brandão, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, que preside simultaneamente a AD na cidade de Vigia de Nazaré. O episódio de nudez vazado do presidente Ríter estará de volta e às vezes no tribunal. Somam-se a isso as manifestações de líderes religiosos, como os pastores Jaime Pires e Océlio Nauar, líderes das tendências da Cidade Nova e de Tucuruí, que já se mostraram contra o perdão concedido ao presidente Riter Marques.
Semana Amarga
Pelo Regimento Interno da Convenção, artigo 28, “quando a representação e o processo disciplinar forem contra o componente da Mesa Diretora ou do próprio tribunal, o representante será afastado de suas funções enquanto durar a fase de instalação, instrução e julgamento”. Dessa forma, uma semana deve ser amarga para o pastor Riter Marques, mas de descanso para assembleianos que já se manifestaram contra a permanência de Riter no cargo. A nota divulgada pelo presidente teria atropelado com justiça o Código de Ética e Disciplina, Estatuto Social e Regimento Interno, pois teria sido “a utilização indevida da instituição para fins pessoais do representado, usando a Convenção como escudo de proteção de seus atos, no mínimo, espúrios”.
Pressão e ameaças
O batalhão de patrulha que foi colocado nos bastidores para garantir a permanência de Riter na presidência seria colossal. Até pastores específicos a avançar no processo estariam sujeitos a ameaças, como supostas “informações comprometedoras”, segundo relato a representação disciplinar. Pastores como Raul Sampaio e até o deputado federal Olival Marques seriam membros convocados da Convenção.
Além do pedido de afastamento, de forma liminar, a representação disciplinar pede a aplicação das avaliações e a notificação do representado no endereço residencial para que apresenta defesa. Os próximos passos apontam para a suspensão, cassação e descredenciamento de Ríter.
Papo Reto
·Mais uma da série "se inveja matasse...": Estados do Sul se unem e projetam mais de três mil quilômetros de novas ferrovias, que devem revolucionar o transporte de cargas na região.
·Uns chamam de "tiro no pé": depois da "taxa das blusinhas" imposta por Lula (foto) e Haddad contra pequenas compras no exterior, provocando drástica redução de receita, o prejuízo dos Correios chegou a R$ 2,2 bilhões, segundo estudo interno divulgado na sexta-feira.
·Depois de 12 anos de luta, o Brasil conquistou o direito de explorar uma nova área marítima no Atlântico, equivalente ao território da Alemanha.
·Ligada à ONU, a Comissão de Limites da Plataforma Continental aprovou uma reivindicação brasileira para expandir sua plataforma continental na Margem Equatorial, garantindo ao país mais 360.000 km² de espaço marítimo.
·Não é nada, não é nada, mas essa decisão permitirá ao Brasil explorar recursos naturais e riquezas do subsolo marinho além das 200 milhas náuticas, disposições pela legislação internacional.
·Em alguns pontos, inclusive, a Zona Econômica Exclusiva poderá se estender até 350 milhas náuticas da costa.
·O Vale do Silício, na Califórnia, EUA, um aglomerado de cidades que concentra inúmeras empresas de tecnologia, está reinventando o modo como nos movemos.
·Lá, hoje, respira-se soluções que já revolucionaram a mobilidade urbana: robotáxis sem motorista, carros voadores que escapam de congestionamentos e sistemas de recarga ultrarrápidos para veículos elétricos...
·O Ministério da Educação divulgou a lista de esperas do Programa Universidade para Todos, o Prouni do primeiro semestre de 2025. Foram oferecidas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições.