Luto

Morre o produtor audiovisual paraense Leo Platô, aos 28 anos

Ele foi o criador da websérie "Sampleados" e dirigiu o curta "Encantada do Brega"

25/08/2023 11:04
Morre o produtor audiovisual paraense Leo Platô, aos 28 anos

O produtor audiovisual paraense Leonardo Augusto Barbosa Fonseca, conhecido como Leo Platô, morreu ontem (24), aos 28 anos de idade, após uma parada cardiorrespiratória, consequência de pneumonia aguda e de uma cardiopatia descoberta durante sua última internação.

Um de seus trabalhos mais marcantes foi a websérie "Sampleados", lançada em 2015, que reunia trechos de músicas paraenses, em especial, bregas, com encenações de artistas locais. Platô também foi o diretor responsável por "Encantada do Brega", curta-metragem que acompanha Stephanny, uma batedora de açaí que sonha em conhecer uma festa de aparelhagem, porém é sempre impedida por sua madrasta e duas meia irmãs, que a obrigam a adulterar açaí e enganar a vizinhança, até que acontecimentos mágicos mudam o rumo da sua história, enchendo a sua vida de muito brilho música e magia.

Leo Platô participava ativamente da cena artística local e trabalhou ainda em videoclipes e trabalhos de nomes como Felipe Cordeiro, Eloy Iglesias, Dona Onete, Gina Lobrista, Joelma e Fafá de Belém, entre outros. Fafá, inclusive, era bastante próxima do jovem e se despediu do amigo pelas redes sociais. “Meu menino partiu muito rápido, sem que a gente conseguisse sequer processar o que estava acontecendo. Foram menos de 24 horas de uma agonia coletiva de todos que o amavam, e ele se foi. Conheci o Leo ainda criança, e essa criança continuava ainda hoje dentro dele, de sua cabeça genial, e de seu coração puro, sempre trazendo alegria, amor”, disse ela, que ainda exaltou a competência de Platô no trabalho “Seu talento com a câmera é absurdo. Eu nunca conheci alguém que tivesse a capacidade que ele tinha de traduzir sentimentos em imagens”, completou Fafá.

A Liga da Comunicação, da Estácio-FAP, faculdade onde Leo deu seus primeiros passos no universo audiovisual, emitiu nota lamentando a morte do produtor. "Uma pessoa que por ser tão intensa viveu todos os pilares de uma academia. Aprendeu com o ensino, adquiriu com o conhecimento e com a extensão, proporcionou, através do audiovisual a inserção de muitos artistas no mercado de trabalho (...) Você partiu muito rápido, mas seu legado permanecerá".

Mais matérias Cultura