O Corinthians conheceu nesta quinta-feira o caminho que terá de percorrer para conseguir vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. O primeiro desafio é contra o Universidad Central, time venezuelano que nunca disputou o torneio continental. Se passar de fase, enfrenta um desses times: um representante da Bolívia ainda indefinido, o Nacional-EQU ou o Barcelona-EQU.
Para chegar à fase preliminar da Libertadores, o time alvinegro protagonizou uma grande campanha de reação no Brasileirão. Depois de brigar contra o rebaixamento durante a maior parte da competição, terminou em sétimo lugar e conquistou a classificação.
Outro brasileiro na disputa por uma vaga na fase de grupos é o Bahia, que vai enfrentar o The Strongest-BOL. Caso passe do primeiro desafio, o time baiano enfrenta o vencedor da partida entre Boston River-URU e Ñublense-CHI.
Os potes foram definidos via ranking da Conmebol. A fase prévia da Libertadores tem três etapas. Corinthians e Bahia, que estavam no pote 1, entram diretamente na segunda etapa. Os confrontos são de mata-mata, com jogos de ida e volta.
Dos 19 times da pré-Libertadores, seis entram na primeira fase, que não conta com equipes brasileiras. Três clubes avançam para a etapa seguinte e entram no pote 2.
Na segunda fase, times do mesmo país não podem se enfrentar, a menos que um deles tenha vindo da fase anterior. Os oito vencedores se encaram em quatro confrontos na terceira fase. Os quatro ganhadores da terceira etapa ingressam na fase de grupos da Libertadores de 2025.
Confira os duelo da Pré-Libertadores (times à esquerda jogam o primeiro jogo em casa)
Fase 1
Representante da Bolívia (a definir) x Nacional-EQU
Nacional-PAR x Alianza Lima-PER
Monagas-VEN x Defensor Sporting-URU
Fase 2
Deportes Iquique-CHI x Independiente Santa Fé-COL
The Strongest x Bahia
Monagas-VEN ou Defensor Sporting-URU x Cerro Porteño-PAR
Representante da Bolívia (a definir) ou Nacional-EQU x Barcelona-EQU
Universidad Central-VEN x Corinthians
Representante da Colômbia (a definir) x Melgar-PER
Boston River-URU x Nublense-CHI
Nacional-PAR ou Alianza Lima-PER x Boca Juniors
Estadão Conteúdo
Foto: Rodrigo Coca/Corinthians