O volante espanhol Rodri derrotou Vini Jr e conquistou a Bola de Ouro. A consagração do jogador de 28 anos acontece após ele brilhar na conquista do tetracampeonato da Espanha da Eurocopa, quando o meio-campista foi eleito o melhor jogador do mundo.
O pódio foi composto por dois jogadores do Real Madrid. O brasileiro Vini Jr. ficou em segundo. Enquanto o inglês Jude Bellingham conquistou o terceiro lugar.
Em maio, o Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory) divulgou um estudo que apontou Rodri como o atleta com maior impacto na temporada 2023/2024 entre as 54 ligas ao redor do mundo.
Na Eurocopa, Rodri marcou nas oitavas de final contra a Geórgia. Na decisão, contra a Inglaterra, sofreu uma lesão e precisou ser substituído no intervalo. O volante chama atenção por ser um jogador com ótima técnica, além de ter um perfil discreto. Ele é um dos poucos jogadores que joga com a camisa dentro do calção, por exemplo.
Pelo Manchester City, Rodri disputou 50 partidas, marcou nove gols e deu 13 assistências. O meio-campista foi destaque na conquista da Premier League, da Supercopa da Europa e Mundial da Fifa.
Havia grande expectativa acerca de Vini Jr. conquistar sua primeira Bola de Ouro. No entanto, ainda na manhã desta segunda-feira (28), o jornal Marca e o jornalista Fabrizio Romano afirmaram que o jogador do Real Madrid não compareceria à premiação, pois não venceria.
O brasileiro foi protagonista na conquista da última Champions League, com 10 jogos, seis gols e quatro assistências. Ao longo de toda a última temporada, em jogos oficiais por Real Madrid e Seleção Brasileira, disputou 49 partidas, anotou 26 gols e concedeu 11 assistências.