Literatura

A obra "Filosofando nos contos amazônicos" será lançada amanhã (13) na Feira do Livro

O livro defende a ideia de que as narrativas amazônicas podem ser um dos pontos de partida para uma abordagem significativa do conhecimento

12/09/2023 13:39
A obra

Resultado de pesquisa de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC/Unama), o livro "Filosofando nos contos amazônicos" será lançado amanhã (13), às 11h, no estande da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), durante a 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar Centro de Convenções.

Esse trabalho de releitura das lendas amazônicas foi organizado pela professora Mônica Ferreira, com textos das também professoras Alice Delgado, Joseli Monteiro e Maria Luiza Nascimento. "No decorrer da nossa pesquisa, apresentamos o programa lipmaniano de educação, desenvolvido pelo filósofo Matthew Lipman, destinado às crianças e jovens na idade escolar, da educação infantil ao ensino médio, caracterizado por novelas filosóficas, intermediadas por diálogos filosóficos", diz a coordenadora da obra.

Ainda de acordo com Mônica Ferreira, o estudo possibilitou uma reflexão sobre o desenvolvimento das habilidades do pensamento, defendido pelo literato, a partir das narrativas amazônicas, que emergem do imaginário real do povo e traz sentido e significados aos homens e mulheres que habitam a região.

"Assim, as concepções de educação, das professoras que atuam no Ensino Fundamental I, que anunciaram nas suas declarações pautada nas ideias freireanas, de que a educação deve partir da realidade dos alunos para dar sentido e significado à aprendizagem, converge com o pensamento de Matthew Lipman, quando este indaga: 'Afinal de contas, se a educação deve começar onde está a criança e não onde está o professor, haveria melhor ponto de partida?'”, explica.

Dessa forma, o livro defende a ideia de que as narrativas amazônicas podem ser um dos pontos de partida para uma abordagem significativa do conhecimento, assim como um dos caminhos para o filosofar, possibilitando aos alunos o desenvolvimento do pensamento razoado, mas, sem deixar de encantar a infância com outros mundos que o imaginário possa habitar.

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