Ação Social

Saúde mental é o foco da 28ª expedição da ONG Zoé, em Belterra, no Oeste do Pará

Com a atual expedição, a Zoé completa oito ações voltadas à saúde mental na região e deve alcançar a marca de mil atendimentos nesta especialidade

25/07/2024 20:57
Saúde mental é o foco da 28ª expedição da ONG Zoé, em Belterra, no Oeste do Pará

Belém, PA - De 25 a 28 de julho, a ONG Zoé realiza em Belterra, no Pará, sua 28ª expedição. Desta vez, o foco será a saúde mental, com previsão de realizar mais de 100 atendimentos, além de encontro e palestra.


Esta é a oitava vez que a Zoé realiza uma expedição específica de saúde mental em sua região de atuação, formada pelas comunidades ribeirinhas dos rios Tapajós e Baixo Amazonas e o povo indígena Zoé, no Pará. Com essa iniciativa deverá atingir a marca de mil atendimentos voltados à saúde mental.


A iniciativa é liderada pela psicóloga Ana Lúcia Castello, da Zoé, com a participação de sete psicólogas locais. Esse time foi treinado pela psicóloga da Zoé na abordagem terapêutica EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing ou em tradução livre para o português, Dessensibilização e Reprocessamento por meio do Movimento dos Olhos).


Com o curso de 52 horas ministrado por Ana Lúcia, as psicólogas obtiveram os certificados internacionais da EMDRIA - EMDR International Association, e da Alianza EMDR Latinoamérica y Caribe, além do certificado nacional da Equilíbrio Mente e Corpo Cursos EMDR - reconhecido pela Associação Brasileira de EMDR. Todas passaram a atuar com essa abordagem supervisionadas por Ana Lúcia.


Para viabilizar os atendimentos, a ONG Zoé conta com a parceria da Prefeitura e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Belterra (PA), cuja equipe se integra à expedição. Esta colaboração é fundamental para o sucesso da iniciativa, que visa atender a grande demanda local por assistência psicológica.


Atividades


Cuidados de Crianças Neuroatípicas - em 27 de julho, às 12h, no Museu de Ciências de Belterra (MuCA), acontece uma roda de conversa com o tema "Cuidados de Crianças Neuroatípicas". Inscrições pelo link https://ongzoe.org/roda


Palestra para o trabalho de reprocessamento das experiências traumáticas em profissionais da saúde no exercício de seu trabalho com Protocolo de Grupos do EMDR, ministrada pela psicóloga Ana Lúcia Castello, em 27 de julho, às 9h, também no MuCA, em Belterra. Inscrições pelo link https://ongzoe.org/emdr


Sobre a Zoé


A Zoé foi fundada em São Paulo (SP), no final de 2019 com o propósito de levar assistência médica especializada às comunidades ribeirinhas dos rios Tapajós e Baixo Amazonas e ao povo indígena Zoé. O grupo de fundadores é formado predominantemente por médicos com histórico pessoal de atendimento a populações da Amazônia.


Desde sua criação até maio de 2024 foram 27 expedições no Pará para atendimento a populações ribeirinhas dos rios Tapajós e seus afluentes e do Baixo Amazonas, nas regiões de Belterra, Aveiro, Santarém e Óbidos. Nesse período, foram 8.416 atendimentos, realizados por 270 voluntários.


Qualquer pessoa pode contribuir com o trabalho realizado pela ONG Zoé em prol das populações ribeirinhas do Pará. Para fazer sua doação, acesse: https://ongzoe.org


Foto: Divulgação/Zoé

Mais matérias Saúde