Justiça Eleitoral do Pará rejeita por 5 a 2 tentativa de impugnação da chapa do PL em Belém

Marcelo Guedes e Rafael Fecury votaram a favor; os desembargadores Leonam Cruz e José Maria do Rosário e mais três juízes, contra.

26/09/2024 13:38

A insistência em questionar a legitimidade de simples mudança de local da convenção soou estranha para maioria da corte/Fotos: Divulgação.


A


 tentativa de impugnação da chapa do Partido Liberal, formada pelo Delegado Éder Mauro e Dra. Tatiane Coelho, candidatos à Prefeitura de Belém, foi considerada “uma afronta à lógica”, mas, terminou na derrota dos opositores. Por 5 votos a 2, o tribunal formou maioria a favor da chapa do PL e o resultado deixou claro que o processo não passou de uma manobra política para criar instabilidade na corrida eleitoral.

 

Entre os votos contra, estão os dos juízes Marcelo Lima Guedes e Rafael Fecury, cuja insistência em questionar a legitimidade de uma simples mudança de local da convenção partidária soou, no mínimo, estranha. Os juízes José Airton de Aguiar Portela, Marcus Alan de Melo Gomes e Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, além dos desembargadores José Maria Teixeira do Rosário e Leonam Gondim da Cruz Júnior reconheceram que o Partido Liberal cumpriu todos os requisitos de comunicação e divulgação da alteração do evento.

 

“Perseguição política”

 

A mudança de local, amplamente divulgada nas redes sociais pelos deputados Éder Mauro e Rogério Barra, foi uma resposta ao que o PL identifica como “perseguição política”, que teria levado os administradores do Clube Casota a cancelar a autorização para o evento, obrigando a migração para a Sociedade Beneficente Esporte Clube Alegria, no bairro da Pedreira.

 

Sem base concreta

 

Nos bastidores, comenta-se que o pedido de vista do processo serviu apenas para causar instabilidade temporária, fazendo com que a possibilidade de impugnação circulasse pela cidade. Sem base concreta, foi uma fake news arquitetada para desestabilizar a chapa do Partido Liberal. Éder Mauro, nome de peso na corrida eleitoral, aparece nas pesquisas como forte candidato a chegar ao segundo turno.



 

Papo Reto

 

· Católicos paraenses estão esperando para ver qual o diretor irá levantar a Santinha durante os cerimoniais litúrgicos no Círio de Nazaré.

 

· Açaí será a temática defendida por estudantes do Colégio Militar Tenente Rego Barros este ano. A feira cultural acontece agora em outubro, coordenado pelo coronel Christiano Marçal (foto).

 

· Da série se a inveja matasse: o governo de São Paulo já renegocia dívidas de IPVA, com isenção total de multas e juros, e o parcelamento de eventuais dívidas em até 60 parcelas.

 

· Acredite: neste mês, o Acre teve aumento de quase 60% no número de focos de incêndio, diz o serviço de monitoramento do Inpe.

 

·  A seca extrema, por sua vez, atingiu 42 territórios indígenas em julho, segundo a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.

 

· A informação será detalhada na Semana do Clima, em Nova York, onde está a comitiva do governador Helder Barbalho.

 

·  Está proibido pela Anvisa o uso de medidor de pressão e termômetro com coluna de mercúrio.

 

· Cientistas ingleses conseguiram armazenar o DNA em chip para tentar evitar extinção humana.


· Segundo os pesquisadores, as informações foram "gravadas" em um cristal de memória, capaz de durar alguns bilhões de anos. 

Mais matérias OLAVO DUTRA