Caos

Chuva deixa Belém sem energia, trânsito interrompido, árvores caídas, mas prefeito atribui caos a mudanças climáticas no mundo

Até a meia-noite, pelos menos sete bairros da capital paraense seguiam sem energia e com ruas alagadas.

20/07/2023 00:25


A chuva seguida de uma forte ventania que atingiu Belém na noite desta quarta, 19, deixou dezenas de bairros sem energia e provocou a queda de galhos e árvores em pelo menos oito ruas da capital paraense. Também foram registrados danos em diversas residências e prédios comerciais. Uma parte do telhado do colégio Marista, na avenida Nazaré, bairro homônimo, foi arrancada por rajadas de vento.


No vídeo obtido com exclusividade pelo Portal Olavo Dutra é possível ver, ainda, que a falta de energia comprometeu diversos bairros da cidade e, consequentemente, o transito na capital paraense, já que vários semáforos ficaram sem funcionar por pelo menos até o início da madrugada desta quinta-feira.


Árvore caída na Av. Gentil Bittencourt interditou entrada e saída de prédio

O transito também ficou comprometido pela interdição de parte de ruas onde quedas de árvores e galhos foram registradas, em diferentes partes de Belém. Presidente Vargas, Assis de Vasconcelos, Gentil Bittencourt, Rômulo Maiorana, padre Eutíquio, Apinagés, Dr. Moraes e Generalíssimo Deodoro estão entre as vias atingidas por quedas de árvores e galhos.


Mudanças climáticas


Horas depois do estrago, o prefeito de Belém, em um vídeo divulgado pelo portal Roma News, atribuiu o caos - que não é novidade em na capital do Pará - aos efeitos provocados pelas mudanças climáticas em âmbito mundial. E isso mesmo sabendo que alagamentos, quedas de árvores e o comprometimento da mobilidade na cidade por conta de fortes chuvas são fatos que tiram a paciência do Belenenses há décadas.


“A minha preocupação, portanto, é com toda a cidade. Especialmente com os bairros periféricos, com as baixadas de Belém, onde essas intempéries causam problemas sérios, e isso nos faz ter a convicção, cada vez maior, de que a crise climática e a crise social, esses dois desafios, têm que andar juntos. A solução para a crise climática e a solução para a crise social. É isso que tem que estar como objetivo central como projeto de desenvolvimento para a nossa Belém”, afirmou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Mais matérias Cidades