Eleições 2024

Ursula Vidal é confirmada como vice de Igor Normando, candidato do MDB à prefeitura de Belém

Possibilidade foi antecipada pela Coluna Olavo Dutra, no dia 10/06 passado, em texto que analisou a importância dos vices no contexto das eleições deste ano.

16/07/2024 00:00
Ursula Vidal é confirmada como vice de Igor Normando, candidato do MDB à prefeitura de Belém

Belém, PA - A possibilidade - quase certeira - afirmada pela Coluna Olavo Dutra, no dia 10 de junho passado, de que a jornalista Úrsula Vidal aguardava apenas o “ok" do governador Helder Barbalho (MDB) para ser a vice de Igor Normando (MDB), na corrida pelo Executivo municipal, foi confirmada na noite desta segunda-feira, 15 - exatamente 35 dias depois do texto que analisou, de forma muito especial e com as colocações de especialistas sobre o assunto, a importância na escolha dos vices frente a um pleito tão concorrido e equilibrado, como o do cenário político local, este ano.


“ No campo governista, Igor Normando, o candidato do MDB, espera uma sinalização de Helder Barbalho confirmando o nome de Ursula Vidal, ex-secretária de Cultura, como sua companheira de chapa. Pontuado melhor que o próprio candidato em enquetes da Paraná Pesquisas e do Instituto Mentor, Ursula Vidal goza de grande popularidade. Na última disputa majoritária em que concorreu, em 2018, obteve mais de 250 mil votos em Belém, o que não deve ser minimizado”, pontuou, na ocasião, o jornalista Olavo Dutra, na coluna homônima.


Passo a passo


A ex-secretária de Cultura do Pará, Úrsula Vidal, confirmou a escolha de seu nome para ser associado ao de Igor Normando na disputa e, com isso, formar uma chapa pura do MDB na corrida pela Prefeitura de Belém - tudo a um ano da COP30, que acontecerá em novembro do ano que vem, na capital paraense.


“O lançamento da minha pré-candidatura a vice prefeita na chapa capitaneada pelo MDB foi uma iniciativa do União Brasil, partido que divide com o MDB e o PT grandes responsabilidades no governo Lula e que possui a terceira maior bancada no congresso nacional. Estou a disposição para esse desafio. Já disputei uma eleição municipal, em 2016, e acumulei, de lá para cá, experiência como gestora, à frente da secretaria de cultura do estado, o que me coloca em condições de contribuir para o debate da cidade e para o redesenho de nossa política pública municipal”, declarou Úrsula.


Decisão do governador


Até o início de junho, a jornalista era a titular da Secult, a Secretaria de Estado de Cultura do Pará, quando deixou a pasta, mas sem dar detalhes sobre os rumos políticos que seriam traçados a partir de então. A decisão final, no entanto, será do governador Helder Barbalho, como a própria Úrsula Vidal fez questão de pontuar e a quem o grupo respeita como maior liderança emedebista, no atual cenário da política paraense.


“A decisão final será do governador Helder, que tem a liderança sobre o bloco político que sustenta a candidatura de Igor Normando. Tenho todo o interesse em caminhar nessa direção”, concluiu Úrsula Vidal.


Claros vestígios


No último sábado, durante o ato em que o União Brasil formalizou o apoio à candidatura de Igor Normando à Prefeitura de Belém, o pré-candidato emedebista enfatizou a presença da jornalista no evento ao enaltecer a presença de Úrsula no evento. “Agradeço a presença de todas as mulheres guerreiras, especialmente à Ursula, que faz um trabalho excelente no governo estadual e está me apoiando nesta pré-campanha”.


Foto: Instagram/@ursulavidal

Mais matérias Política