o dia em que o Conselho Municipal de Transporte se reúne para discutir o aumento do valor das tarifas de ônibus, o sinal aberto para denúncias: uma delas dá conta de que os ônibus comprados a preço de ouro - não se sabem por quem - estariam 'escondidos' em uma área remota da Secretaria de Transporte do Estado, quando deveriam estar nas ruas da cidade.
Hoje à tarde, na extinta Semob, atual Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém, no bairro do Telégrafo, ocorre a reunião do Conselho de Transporte, convocado de forma emergencial e imediata pelo prefeito Igor Normando, do MDB, para discutir o aumento.
Segundo a Agência Belém, a discussão sobre tarifa do transporte público municipal é uma resposta às critérios de um acordo feito entre o ex-prefeito Edmilson Rodrigues, do Psol, e o Sindicato de Transporte de Passageiros de Belém, o Setransbel, que determinava o aumento para R$ 5. O último reajuste autorizado em Belém ocorreu em março de 2022, quando a passagem subiu de R$ 3,60 para R$ 4,00.
Notificação da Justiça
Segundo o prefeito Igor Normando, a prefeitura foi notificada a cumprir acordo judicial feito pelo ex-prefeito e a Setransbel para aumentar o valor da tarifa, que considera “um absurdo”. "Belém tem a pior frota do Brasil, além de um serviço muito precário. É inadmissível cobrar uma passagem de R$ 5 por um serviço ruim e uma frota antiga. Convoquei o Conselho de Transporte para discutir o tema e encontrar a melhor solução", disse o prefeito.
A notificação foi feita pelo Tribunal de Justiça do Pará na última sexta-feira, 4, determinando que a Prefeitura de Belém cumpra o acordo firmado entre a gestão passada e a Setransbel. O acordo 0854170-23.2022.8.14.0301 foi firmado em 29 de setembro de 2023, na 5ª Vara da Fazenda Pública dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais.
O Conselho de Transporte foi convocado pela Prefeitura de Belém, mas, até o final da manhã desta quinta-feira, 10, uma convocação ainda não foi publicada no Diário Oficial Municipal, o que necessariamente precisa ser feito.
Aumento anunciado
Ao mesmo tempo em que o prefeito Igor Normando diz que a passagem não irá aumentar, na pauta encaminhada à imprensa pela assessoria da Prefeitura de Belém sobre a reunião consta que, “na ocasião, serão avaliadas planilhas de planilhas pela Semob (R$ 5,60) e pela Setransbel (R$ 5,80)”. E todos sabem que as entidades jogam esses preços “quebrados” para que se assumam no que elas realmente querem, ou seja, os R$ 5.
Após essa análise do Conselho, uma proposta de reajuste será encaminhada ao gabinete do prefeito, que tomará a decisão final sobre a implementação ou não do aumento.
Ônibus Trezentos
Nessa queda de braço que se tornou o aumento ou não das tarifas dos coletivos, surgiu um fato muito especulado: a compra de 300 ônibus novos para Belém.
O ex-prefeito Edmilson Rodrigues foi às redes sociais e denunciou que o objetivo do acordo judicial assinado entre a gestão dele, o governador Helder Barbalho e a Setransbel foi de isentos de R$ 50 milhões em impostos, em 2024, para as empresas comprarem 300 ônibus novos adaptados a pessoas com deficiência, com WiFi e ar-condicionado.
“Alguns desses ônibus entraram em Belém, mas não os vimos nas ruas. O acordo não foi cumprido. No ano passado, a nossa gestão interpelou o Setransbel na Justiça para cobrar o cumprimento, mas Igor e o Helder não falam nada sobre isso. O descumprimento justificaria até a redução da tarifa, porque os empresários receberam os incentivos, que são recursos públicos”, revelou Edmilson.
"A Setransbel pediu o reajuste da tarifa e, nesse processo, a prefeitura foi notificada a opinar sobre o pedido. Ninguém está mandando a prefeitura dar aumento. A obrigação do prefeito atual é informar em justiça que o acordo foi descumprido e negar o aumento de tarifa", opinou o ex-prefeito.
Veículos “escondidinhos”
Depois do vídeo de Edmilson falando que os veículos foram comprados - não se sabe exatamente por quem, se pela Prefeitura de Belém, se pelo governo do Estado, ou pelas empresas -, surgiram a surgir nas redes sociais imagens de ônibus novos que estariam “escondidos”, ao invés, de estarem circulando nas ruas de Belém.
Alguns deles, que são explicados à descrição feita por Edmilson, estão no pátio da sede da Secretaria de Transportes, na Setran, na avenida Almirante Barroso, no bairro do Souza, em Belém. Os ônibus são absolutamente novos, na cor verde, e parece que nunca passaram por umas das linhas de coletivos da cidade. A redação da Coluna Olavo Dutra recebeu um vídeo mostrando a suposta localização dos veículos.
O outro vídeo mostra ônibus com ar-condicionado que estão parados há meses. São ofertas de veículos novos escondidos em algum lugar no meio do mato. Ônibus que poderiam estar nas linhas de Belém ou até na linha do BRT. A denúncia foi feita por dois membros do partido Unidade Popular pelo Socialismo, que encontraram os veículos novos e sem uso.
Eles denunciam que os empresários estariam guardando esses ônibus para receber mais subsídios e, quando a COP30 chegar, em novembro deste ano, colocarão esses mesmos veículos que já estão comprados nas linhas de Belém.
Com as imagens dos ônibus planejados escondidos, o que se pode deduzir é que a campanha à prefeitura, além de penalizar a população, tem um caráter puramente político: sem eles nas ruas, o caminho de Ed50 ficou mais longo até as urnas.
Papo Reto
·A vice-governadora Hana Ghassan e o Chefe de Gabinete da Governadoria, Carlos Kayath, bem que conduziram, mas não conseguiram emplacar o delegado Temmer Kayath (foto), no comando da Delegacia-Geral da Polícia Civil do Pará.
·O governador Helder Barbalho optou pelo delegado Raymundo Benassuly, ligado ao PT, portanto, ao senador Beto Faro.
·A favor de Benassuly conta que tem trânsito entre os policiais veteranos e novatos e é mais próximo dos sindicatos e associações representativas da classe policial.
·A Executiva Nacional do PSB decidiu tirar o ex-deputado Cássio Andrade da direção do partido no Pará, com base na avaliação de que a legenda perdeu a independência para o seu crescimento no Pará.
·Cássio é vice-prefeito de Belém, licenciado do cargo para responder pela Secretaria de Esporte do governo Helder Barbalho.
·Segundo a avaliação nacional, ao se submeter ao “projeto hegemonista do MDB”, Cássio derreteu o partido desde as eleições de 2022 e sequer conseguiu se reeleger. Se a moda pega...
·A queda do Pastor Riter Marques do comando da Convenção das Assembleias de Deus no Pará deixou pelo menos um pastor órfão.
·Trata-se do pastor Raul Sampaio, pessoa de confiança do pastor Gilberto Marques, que atua há anos como assessor político principal da Assembleia de Deus no Pará.
·Raul Sampaio é visto inclusive como “inteligência” por trás do mandato do deputado Olival Marques e ocupa uma assessoria especial do governo, indicação da Convenção.
·Apesar de tudo, não é unanimidade: sua linha de atuação dentro e fora da igreja é questionada por pastores mais antigos e conservadores, os mesmos que exigiram a saída de Riter Marques.
·Com saída quase certa da Congregação, Raul Sampaio também não comunga da simpatia do novo presidente, Pastor Océlio Nauar, que comandou o rebanho da Assembleia de Deus em Tucuruí e região há 30 anos.
·O promotor de Justiça Alexandre Tourinho assume a carga do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Pará na próxima segunda-feira, 14, 17h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém.