Faltosos

Pará conta com 2 deputados federais na lista dos 16 parlamentares mais 'gazeteiros' de 2023

Olival Marques, com 16 faltas; e José Priante, com 13, ambos do MDB, ocupam o 3º e o 7 º lugares no ranking, respectivamente.

28/12/2023 21:37
Pará conta com 2 deputados federais na lista dos 16 parlamentares mais 'gazeteiros' de 2023

Brasília (DF) e Belém (PA) - Os deputados federais Olival Marques e José Priante, ambos do MDB, estão entre os 16 parlamentares mais faltosos em 2023, no Congresso Nacional. Olival aparece em terceiro no ranking com 16 faltas sem justificativas, enquanto que Priante ocupa a sétima colocação com 13 faltas não justificadas. O levantamento foi feito pelo Jorna O Globo, com base em informações públicas da Câmara dos Deputados.


A Câmara dos Deputados faz distinção entre ausências justificadas e não justificadas. O abono da ausência acontece quando o parlamentar falta para realizar atividades políticas importantes ou representar a Câmara em viagens internacionais. Mas se o 'gazeteiro' for pego com a boca na botija, ele tem o salário descontado no valor equivalente ao número de dias em que não apareceu para trabalhar.


Por outro lado, nenhum dos 17 deputados federais eleitos pelo Estado aparece entre os 16 parlamentares com o maior número de presenças nas sessões. O ranking com os maiores oradores do Parlamento em 2023 - já que a quantidade de discursos também é um aspecto importante entre os parlamentares - conta com 14 deputados e nenhum deles é do Pará.


Os mais faltosos

Fonte: Câmara dos Deputados


Outros dados


Para facilitar a vida de quem passa muito tempo fora da Casa, os parlamentares podem acompanhar as sessões remotamente e marcar presença pelo celular. Ainda assim, Olival e Priante passaram batidos em todas as ausências não justificadas. No total, 115 Sessões Legislativas foram realizadas na Câmara dos Deputados em 2023.


Outro dado importante avaliado pelo O Globo mostra os 20 parlamentares com o maior número de Propostas de Autoria Própria em 2023. Aqui, o paraense Raimundo Santos, do PSD, aparece em 10º com 1073 propostas protocoladas na Casa, durante todo o ano. Na outra ponta da linha, o deputado federal Hélio Leite, do União Brasil, aparece em 18º com apenas 16 propostas de autoria própria protocoladas no ranking que mostrou os 20 mais “preguiçosos” de 2023, na Câmara Federal.


Mensurar a produtividade de um parlamentar não é uma tarefa simples, sobretudo porque um dos mais importantes atributos de um bom congressista não pode ser contabilizado: o poder de articulação para construir consensos em torno de temas de interesse da população. Por isso, a partir dos números apresentados aqui, vale a pena conferir pessoalmente com cada parlamentar. Principalmente se o eleito está entre os escolhidos por você nas últimas eleições.


(Foto: Divulgação)

Mais matérias Política