De olho em emendas, pressão do União Brasil por Sabino no Turismo aumenta

Expectativa é que parlamentares do partido usem a possibilidade de o Ministério realizar diversos tipos de obras em municípios para engordar o orçamento da pasta com emendas.

29/06/2023 18:28
De olho em emendas, pressão do União Brasil por Sabino no Turismo aumenta

Com a expectativa de ser anunciado como ministro do Turismo na semana que vem, o deputado federal Celso Sabino (União-PA) já se prepara nos bastidores para quando assumir o cargo. O parlamentar tem se debruçado sobre informações da pasta, ainda ocupada por Daniela Carneiro, para se inteirar dos temas que deverá cuidar e adiantar algumas das estratégias que pretende adotar. Além disso, de acordo com informações do jornal O Globo, colegas da Câmara entraram em contato para discutir o envio de recursos para seus redutos eleitorais por meio de emendas. Procurado, Celso Sabino não se pronunciou.


Celso Sabino também tem evitado responder se recebeu um convite do presidente Lula para assumir a pasta, mas disse que se for incumbido da missão vai exercer com o máximo de empenho. "Eu sou funcionário do povo brasileiro, dos cidadãos do Pará, por onde fui eleito. Estou à disposição do meu partido. Sou fiel. Se essa missão me for incumbida, então vamos buscar exercer com o máximo de empenho, o máximo de trabalho possível”. 


Pouca afinidade


De formação jurídica e carreira como auditor fiscal, Sabino tem pouca afinidade com área do turismo. Desde o início do seu primeiro mandato, em 2019, até o começo de maio, o deputado havia apresentado apenas um projeto relativo ao assunto - ainda assim, em conjunto com outros parlamentares - entre as 80 proposições feitas até então. Nos últimos dois meses, contudo, engordou essa lista ao apresentar cinco outros projetos para conferir títulos turísticos a municípios.


Ideia é beneficiar apenas aliados


Com um dos menores orçamentos da Esplanada, o Ministério do Turismo deve ser turbinado com emendas parlamentares. Deputados do União Brasil afirmam que, se a nomeação de Sabino for confirmada, o plano é utilizar a capilaridade da pasta para destinar recursos a seus redutos eleitorais.


Com Sabino no cargo, a expectativa no governo é que parlamentares usem a possibilidade de o ministério realizar diversos tipos de obras em municípios para engordar o orçamento da pasta com emendas. Com o pretexto de melhorar as condições turísticas locais, o ministério pode fazer obras de infraestrutura e urbanização e costuma financiar empreendimentos como a construção de espaços de eventos, de praças públicas e asfaltamento de vias.


A troca no ministério é considerada certa no governo e deve ser anunciada após Daniela Carneiro retornar de Portugal, onde participa de um fórum jurídico. Auxiliares de Lula tentam convencê-la a pedir demissão. Para interlocutores, seria uma saída honrosa para Daniela, que é deputada federal licenciada e poderia ser recompensada com papel de destaque nas pautas do governo na Câmara. Daniela segue sem comentar diretamente o assunto.


(Com informações de O Globo)

Mais matérias Política