A plataforma Stilingue by Blip líder em monitoramento e interação de conversas nas redes sociais, divulgou seu mais recente relatório de social listening, abordando o debate nas redes sociais a respeito da redução de impostos para veículos populares, anunciada recentemente pelo Governo Federal.
O estudo, que analisou conversas sobre o tema no período de 25 de maio a 19 de junho, revelou informações valiosas sobre a percepção do público, identificando os principais picos de publicações relacionadas à nova medida, entre eles as críticas por parte dos usuários e as principais montadoras citadas. Durante todo o período analisado pela plataforma, foram mais de 68 mil publicações identificadas.
"Momentos de grande interesse público em torno de um assunto, como esse novo programa do governo, geram demandas complexas e abrangentes para análises de social listening. Usamos tecnologia de ponta e contamos com uma equipe de analistas de dados altamente qualificada para garantir que teremos insights precisos e relevantes para ajudar empresas a compreenderem seu público, acompanhar o que estão falando e o efetivo impacto de suas ações", explica Menedjan Morgado da Stiling.
Somente no dia 25 de maio, quando o governo anunciou a medida provisória, foram registradas mais de 15.651 mil publicações sobre o tema. Em 4 de junho, houve um aumento de 45% no volume de publicações, em comparação ao dia anterior, que teve 7.617, após uma notícia do jornal O Globo repercutir nas redes sobre o assunto.
Além disso, o anúncio de como a medida provisória iria funcionar resultou em um novo pico de conversas em 6 de junho, com quase 20 mil postagens, seguido por outro pico em 14 de junho, com quase 13 mil publicações quando a lista dos modelos de carros beneficiados foi divulgada pelas montadoras.
Os portais de notícias se destacaram como os principais meios que comentaram sobre a nova medida provisória, representando 43% das publicações do período analisado, seguidos pelo Twitter, com 18% de participação.
No contexto atual da administração pública federal, o nome do atual presidente da república, Lula, ganhou evidência, assim como o Ministério de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). As montadoras participantes do programa do governo, como FIAT, Honda e Hyundai, também registraram altas taxas de engajamento.
Além das publicações da imprensa, o relatório destaca como a opinião pública e os influenciadores digitais reagiram ao plano do governo. Por um lado, foram identificadas críticas às medidas adotadas, uma vez que, mesmo com a redução de preço, um carro popular ainda custa mais de R$ 60 mil, um valor elevado para a realidade financeira da maioria da população brasileira.
"Analisar as conversas em real time sobre assuntos que dividem a opinião permite que as marcas identifiquem como se comunicar com o público em seus canais digitais, dando a devida atenção às críticas, mas aproveitando da melhor forma as oportunidades", ressalta Morgado.
Também foram questionados até que ponto esse desconto nos veículos seria efetivo para a população, considerando o aumento no preço dos combustíveis e o impacto nos insumos da economia brasileira. Por outro lado, algumas publicações mencionaram modelos de carros, especialmente o Renault Kwid, que terá a maior redução em seu preço final para o consumidor. O relatório também identificou publicações de consumidores insatisfeitos com as opções de financiamento de automóveis no atual cenário econômico, devido aos altos juros.