Oportunidade

Participantes da Residência Cultural do CCBA compartilham seus processos criativos

As atividades do Estúdio Aberto, gratuitas à população, serão realizadas na Associação Fotoativa e no Centro de Ciências e Planetário do Pará

27/03/2025, 17:00
Participantes da Residência Cultural do CCBA compartilham seus processos criativos

Belém, PA - A Bienal das Amazônias inicia as atividades públicas do segundo ciclo da Residência Cultural do Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA) com a mostra Estúdio Aberto, entre os dias 29 de março e 1° de abril, em parceria com a Associação Fotoativa e o Centro de Ciências e Planetário do Pará. O Centro Cultural Bienal das Amazônias tem patrocínio do Nubank, Shell e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.


Durante três dias, o público poderá participar das oficinas e assistir às conversas sobre os processos criativos dos artistas selecionados para o segundo ciclo de Residência Cultural: André Felipe Cardoso (Quilombo Alto Santana, Goiânia, GO), Rafael RG (Guarulhos, SP), Linga Acácio (Fortaleza, CE), Laíza Ferreira Silva (Belém, PA), Daris Rubio (Hidalgo, México) e Isabella Campos (Bogotá, Colômbia).   


A mostra do Estúdio Aberto abre ao público no sábado (29), com a experiência "Ao Cair da Noite Eu Me Guiarei pelo Brilho dos Seus Olhos", desenvolvida pelo artista visual e escritor Rafael RG, no Centro de Ciências e Planetário do Pará, às 9h. “Considerando o papel do próprio Planetário, esta é uma ação que vai proporcionar um olhar diferenciado a partir do que nós desenvolvemos. Então, é com muita satisfação que nós recepcionamos esta atividade, que terá todo o nosso empenho para que seja um sucesso”, garante o diretor do Centro de Ciências e Planetário do Pará, professor José Roberto Silva.


No mesmo dia, a partir das 15h, as artistas Laíza Ferreira e Linga Acácio também irão mostrar ao público seus processos e investigações elaboradas ao longo da Residência Cultural, só que na Associação Fotoativa, um espaço cultural independente sediado em Belém, dedicado à experimentação, pesquisa e formação no campo da imagem, com ênfase na fotografia.


No domingo (30), também na Fotoativa, acontecem a conversa “O Tecido como Habitância: Mediador-Criador de Mundos” e a oficina “Do Apu à floresta, da lagoa ao rio: Visões dos mundos Andes-Amazônias”, com Isabella Celis Campos, às 10h, e a “Criação de Tramas”, com André Felipe Cardoso, às 13h30.


Atividade Online


As atividades públicas do segundo ciclo da Residência Cultural do Centro Cultural Bienal das Amazônias se encerram no dia 1° de abril, com o laboratório online “Pássaros Mutantes - Luz, Plástico e Transformação na Amazônia”, realizado pela artista multidisciplinar Daris Rubio.


Voltado a artistas, pesquisadores, ambientalistas e a comunidade local, o laboratório combina bordado, eletrônica e materiais reciclados para refletir sobre o impacto dos resíduos na fauna e na paisagem. Para participar da atividade online é necessário realizar a inscrição previamente, de forma gratuita, através do link: https://forms.gle/91YuCb1AtvTKHSPw5. 

O laboratório exigirá que os inscritos tenham acesso a tecidos, fios, agulhas, linhas coloridas, LEDs, baterias simples, papel e canetas para realizar as atividades propostas pela artista. 


Acompanhe a programação completa do Estúdio Aberto nas redes sociais do Centro Cultural Bienal das Amazônias, principalmente no Instagram @ccba.belem, e no site www.bienalamazonias.com.br.


SERVIÇO


Planetário do Pará

Local: Centro de Ciências e Planetário do Pará, Avenida Augusto Montenegro, Km 03

"Ao Cair da Noite Eu Me Guiarei pelo Brilho dos Seus Olhos", com Rafael RG

Data: 29 de março (sábado)

Horário: 9h às 12h


Associação Fotoativa

Local: Associação Fotoativa - Praça Visconde do Rio Branco, n° 19 - Bairro da Campina

“Banhar-se em águas poderosas”, com Linga Acácio

Data: 29 de março (sábado)

Horário: 15h às 16h


“Matérias vivas: Tecnologias vegetais”, com Laíza Ferreira

Data: 29 de março (sábado)

Horário: 16h30 às 18h


Conversa “O Tecido como Habitância: Mediador-Criador de Mundos” e Oficina “Do Apu à floresta, da lagoa ao rio: Visões dos mundos Andes-Amazônias”, com Isabella Celis Campos

Data: 30 de março (domingo)

Horário: 10h às 12h


“Criação de Tramas”, com André Felipe Cardoso

Data: 30 de março (domingo)

Horário: 13h30 às 15h30


“Pássaros Mutantes – Luz, Plástico e Transformação na Amazônia”, laboratório online com Daris Rubio

Data: 1° de abril (terça-feira) 

Horário: 16h30 às 18h


Programação online. Inscrições: https://forms.gle/91YuCb1AtvTKHSPw5 


Sobre o CCPPA


O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) tem a missão de promover e aplicar o conhecimento em ciências, visando o desenvolvimento científico sociocultural da população paraense. Criado no ano de 1999, o Planetário do Pará "Sebastião Sodré da Gama" se destaca pela disponibilidade de ensino e aprendizagem das ciências, principalmente da Astronomia, com grande repercussão municipal e regional.


Seu nome homenageia o cientista paraense Sebastião Sodré da Gama, que ocupou o cargo de diretor do Observatório Nacional do Rio de Janeiro entre os anos de 1929 e 1951. Em 2012, o Planetário do Pará ampliou suas ações e atendimentos com a implantação do Centro de Ciências, que contempla as áreas de astronomia, matemática, química, física e biologia.


As visitações ao CCPPA são compostas por sessão de cúpula e acesso ao Centro de Ciências. Uma das principais atrações do CCPPA é a cúpula de projeções Kwarahy - cuja denominação vem do tupi-guarani e significa Sol -, a única cúpula do Brasil que tem sua nomenclatura relacionada à temática indígena.


A cúpula possui 11 m de diâmetro e conta com o projetor de planetário Zeiss Skymaster, modelo ZKP-3, que projeta cerca de sete mil estrelas, constelações, lua e planetas. O equipamento simula o céu de qualquer parte do globo terrestre e também pode funcionar como máquina do tempo, apresentando o céu conforme era visto em qualquer época do passado ou futuro.


Além destes recursos, na Cúpula, o visitante tem a oportunidade de visualizar chuva de meteoros e projeções de sistemas de coordenadas para localização dos astros.


Sobre a Fotoativa


A Associação Fotoativa é um espaço cultural independente sediado em Belém do Pará, dedicado à experimentação, pesquisa e formação no campo da imagem, com ênfase na fotografia. Desde sua fundação, em 1984, a Fotoativa atua como um importante polo de encontros e trocas, promovendo projetos, residências e ações educativas que dialogam com a diversidade e os imaginários da Amazônia.


Sobre o CCBA


O Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA) é um prédio de mais de oito mil metros quadrados localizado no Comércio, em Belém, onde ocorrem diversas atividades culturais e pedagógicas gratuitas para a população.


O CCBA desenvolve ainda um programa de Residência Cultural, cujo objetivo é fomentar a criação cultural, pedagógica, artística e curatorial, promovendo troca de experiências e o desenvolvimento de projetos inovadores na Amazônia.


O prédio, que recebeu a 1ª edição da Bienal das Amazônias em 2023, está momentaneamente fechado para obras e reabrirá em agosto de 2025 com a 2ª edição da Bienal das Amazônias.


Foto: Ana Dias

Mais matérias Cultura