Combate ao tráfico

Pará é o terceiro Estado que mais apreendeu cocaína no Brasil, segundo Ministério da Justiça

Estado superou a média nacional, com 124,37% de crescimento em 2023, atesta a publicação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

17/03/2024 11:47
Pará é o terceiro Estado que mais apreendeu cocaína no Brasil, segundo Ministério da Justiça

Belém, PA - O Pará supera a média nacional e alcança o terceiro maior crescimento percentual em apreensão de cocaína entre os estados da Federação. Foram 124,37% de aumento nessa atividade em 2023, segundo dados divulgados na primeira publicação do Mapa da Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os números são um comparativo com 2022.


De acordo com os dados divulgados, entre os anos de 2020 e 2023 as apreensões de cocaína tiveram aumento significativo no Brasil, com 11,39% em 2023, totalizando 143.316 quilos apreendidos nos estados - o maior quantitativo dos últimos quatro anos.


O Pará apreendeu, no período, 3.262 kg frente a 1.454 kg em 2022. Assim, o Estado ocupa o terceiro lugar no crescimento percentual de apreensões, ficando atrás apenas de Santa Catarina e Pernambuco, que tiveram aumento de 297,90% e 210,47%, respectivamente.


Em relação à apreensão de maconha, o Pará também registrou aumento significativo, chegando a 200,20%, sendo o segundo da região Norte no crescimento percentual de apreensão desse tipo de entorpecente. Em 2022, o Estado apreendeu 1.964 kg de maconha, enquanto em 2023 esse número saltou para 5.895 kg. 


Investimentos


De acordo com Governo do Estado, um dos investimentos mais significativo para chegar a esse número foi a implantação da Base Fluvial Integrada Antônio Lemos, no município de Breves (Arquipélago do Marajó), que contribui para o aumento das apreensões de drogas e desarticulação de grupos criminosos numa área de confluência formada por rios.


“Nesses pontos estratégicos, previamente mapeados pelas nossas agências de Inteligência, é que nossa força de segurança atua e onde conseguimos realizar as grandes apreensões. As grandes apreensões de drogas no Pará são supervisionadas, tanto no aeroporto de Barcarena, em Vila do Conde, e quando a droga consegue passar sem ser percebida. Monitoramos seu trajeto no estreito de Breves, onde a nossa Base Flutuante já apreendeu, somente em 2023, mais de 3 toneladas”, explicou o titular da Segup, Uálame Machado.


Ferramenta importante


O Mapa da Segurança Pública 2024 (ano base 2023) é um relatório analítico,
que reúne indicadores criminais e dados estatísticos dos estados da Federação. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a publicação é um marco importante, pois inaugura a divulgação de informações com recorte anual sobre os dados nacionais de Segurança Pública, desde que tiveram o número de indicadores ampliados e a coleta informatizada.


A coleta de dados passou a ser feita nas unidades federativas, por meio do Sinesp Validador de Dados Estatísticos, o que auxilia a divulgação das informações estatísticas e a melhoria das ações estratégicas.


Os principais pontos de passagem de drogas no Pará são mapeados e analisados diariamente pela Segup, por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), em conjunto com as polícias Civil e Militar, que atuam nas grandes apreensões e desarticulação de grupos criminosos.


Foto: Rodrigo Pinheiro/Agência Pará

Com informações da Agência Pará

Mais matérias Especial