Acontece neste final de semana, de 27 a 29 de julho, a 29ª edição do Festribal - o Festival Folclórico das Tribos de Juruti. O evento reúne brincantes, coreógrafos, dançarinos e músicos de diversas partes do Pará e do Brasil numa disputa cultural cheia de cor, dança, brilho e emoção no Tribródromo de Juruti, município do Oeste paraense.
A disputa é travada há 29 anos entre as tribos Munduruku e Muirapinima, que dividem a cidade ao meio na atuação de torcidas antes, durante e depois das apresentações, reforçando a diversidade cultural e a valorização dos povos tradicionais numa das regiões mais ricas em fauna, flora e identidade cultural do Estado.
O Festribal teve início no ano de 1995 e desde então se tornou um marco no calendário cultural do Pará. O evento celebra a cultura amazônica por meio da dança, música, artesanato e gastronomia típica, proporcionando uma experiência única aos participantes. O Festival é, também, uma oportunidade para enaltecer e valorizar os povos tradicionais da região, como os indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
Meio Ambiente
O festival também se destaca como uma plataforma para a preservação do meio ambiente e o incentivo à sustentabilidade. Juruti é um município rico em recursos naturais, com belas paisagens amazônicas, rios caudalosos e uma biodiversidade única. Durante o Festribal, são promovidas ações de conscientização ambiental e debates sobre a importância da preservação da natureza e dos modos de vida sustentáveis das comunidades tradicionais.
Esse evento não apenas fortalece a identidade cultural da região, mas também impulsiona o turismo e gera oportunidades econômicas para a comunidade local. O Festribal atrai visitantes de todas as partes do Brasil e até mesmo do exterior, que têm a chance de conhecer de perto as belezas naturais e as tradições culturais do Pará.
As tribos
Em 2023, a Tribo Munduruku (cores amarelo e vermelho), atual campeã do Festribal, vai levar para a arena do "Tribódromo" o tema: Guardiões do Território Ancestral", que retrata a defesa da terra sagrada e a luta pela demarcação do território, considerado sagrado desde os nossos ancestrais.
Já a Tribo Muirapinima (cores azul e vermelho), busca reconquistar o título este ano defendendo o tema: "Nossos pés, nossas raízes", que aborda a sabedoria milenar passada de geração a geração, que ainda é preservada e mantida como modo de vida dos indígenas brasileiros, um ato de resistência.
Em um mundo cada vez mais globalizado, eventos como o Festribal de Juruti são essenciais para a preservação e promoção da diversidade cultural. Eles nos lembram da importância de valorizar e respeitar os povos tradicionais, reconhecendo a sua contribuição para a formação da identidade de uma nação.
A 29ª edição do Festival Folclórico das Tribos de Juruti é uma realização da Prefeitura Municipal de Juruti com os patrocínios de Equatorial, Banpará e Alcoa, os apoios de Fidens e Maná Produções e os apoios institucionais do Governo do Estado do Pará, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.