Belém, PA - O Instituto Estadual Carlos Gomes e a Fundação realizam a cerimônia de formatura de 37 alunos do curso de musicalização, que ocorreu na manhã deste sábado (14), Sala Ettore Bosio, na sede da instituição, em Belém. Com a participação de membros da diretoria do instituto, pais e responsáveis, os alunos receberam o certificado após a jornada de aprendizagem.
As três turmas de canto coral e flauta doce participaram da solenidade e realizaram apresentação no recital, com a regência da professora responsável, Jeíza Barra. A partir das aulas ministradas no curso de musicalização, os alunos demonstraram suas habilidades ao executar um repertório com clássicos da música erudita e popular.
Uma das alunas, que celebrou a conquista, foi Maria Eduarda Costa, de 12 anos. Ao ser escolhida como juramentista da cerimônia, ela demonstrou entusiasmo ao concluir o curso de musicalização, que contribuiu para os seus primeiros passos na carreira musical.
“Sem dúvida é um dos melhores sentimentos do mundo, pois me dediquei bastante aos estudos e aprendi muitas lições importantes. Sempre quis estudar no instituto, pois já tinha recebido a recomendação de uma amiga para começar o curso aqui. Ainda quero estudar no curso técnico e ainda aprender a tocar violino”, destacou.
O estudante Douglas Queiroz, de 16 anos, também participou do evento como orador das turmas de musicalização. Ele conta que sonhava em estudar na instituição e comemora a sua formatura. “Desde pequeno lutei para entrar no Carlos Gomes e finalizar o curso de musicalização fará uma diferença imensa na minha vida, pois trouxe um caminho novo para mim. Cada nota que eu tocar remeterá sempre ao aprendizado, que tive no instituto”, ressaltou.
De acordo com o diretor de ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes, Robenare Marques, a formatura dos alunos de musicalização é uma etapa importante para contribuir para a formação de novos músicos no Estado.
“Além disso, mesmo que nem todos sigam a carreira musical as aulas de música são fundamentais para a formação de novos cidadãos, que futuramente trilharão suas carreiras e colocarão em prática as lições aprendidas em sala de aula. Hoje celebramos um momento muito importante ao formar as primeiras turmas de musicalização do instituto”, enfatizou.
Formação
O curso de Musicalização é vinculado a coordenação de educação básica do Instituto Estadual Carlos Gomes e tem duração de um ano, com aulas de canto coral infantil e flauta doce.
Voltado para alunos entre 10 e 15 anos, o curso livre possui processo seletivo específico, com o lançamento de edital, que determina os critérios de ingresso a cada ano. Para mais informações, basta conferir no site oficial: www.fcg.pa.gov.br
Foto: Fabiana Otero/Ascom FCG