O Brasil bateu o recorde de turistas internacionais
visitando o país, segundo o Ministério do Turismo. Ao todo, foram mais de 6,621
milhões de viajantes que escolheram destinos brasileiros para viagens de lazer
ou de negócios. O número supera o ano de 2018, que era o melhor valor na série
histórica, iniciada em 1970, com a visita de 6.621.376 estrangeiros.
O Plano Nacional de Turismo (PNT) prevê atingir 8,1 milhões
de turistas internacionais nos próximos três anos.
“Temos investido na melhoria da infraestrutura turística do
Brasil, com obras que vão de Norte a Sul, também temos apoiado o setor com
liberação de recursos, por meio do Fungetur [Fundo Geral do Turismo], que
ajudam a estruturar toda cadeia, que fica mais preparada para receber esses
turistas. Além, é claro, de fazer promoção dos nossos destinos em grandes
eventos internacionais, mostrando ao mundo o que o Brasil tem de melhor”, disse
o ministro do Turismo, Celso Sabino, conforme divulgou a pasta.
O ministério destaca que o resultado supera anos importantes
na recepção de turistas, como em 2014, quando o país foi sede da Copa do Mundo
FIFA e em 2016, ano dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Juntos, os dois anos
somam 12,9 milhões de desembarques no país.
O governo federal tem trabalhado em diferentes frentes com o
objetivo de atrair turistas internacionais. Em dezembro de 2023, foi
inaugurado, no Rio de Janeiro, o primeiro Escritório da Organização Mundial do
Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe.
“Para reforçar a vinda desses turistas, o MTur, em parceria
com a Embratur, voltou a marcar presença em grandes e estratégicos eventos
internacionais de promoção dos destinos brasileiros. A ação envolve a
divulgação da ‘Marca Brasil’, importante iniciativa para reconstruir a imagem
do país no exterior - agora devidamente compromissado com a sustentabilidade, a
diversidade e a inclusão no setor turístico.”
O Brasil lançou a marca “Visit South America: um lugar,
vários mundos”, uma parceria com Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para
buscar promover e posicionar internacionalmente os destinos desses países, com
foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil