Oportunidade

Bares e restaurantes: 5 dicas de como faturar mais e melhor no Dia dos Namorados

De acordo com especialista no mercado gastronômico Bianca Fraga, preparar a equipe e desenvolver um cardápio especial e prático pode ser o segredo para o sucesso nessa data comemorativa

09/06/2024 19:32
Bares e restaurantes: 5 dicas de como faturar mais e melhor no Dia dos Namorados

Belém, PA - Há pouco menos de um mês para o dia dos namorados (12/06), bares e restaurantes começam a se preparar para a data, que é bastante comemorada em espaços gastronômicos. Afinal, a ocasião pede um jantar romântico, tudo tem que estar perfeito para que os casais tenham uma boa experiência gastronômica.


Para a especialista em negócios gastronômicos, Bianca Fraga, os donos de bares e restaurantes devem se organizar para a data comemorativa que cairá em uma quarta-feira, isso representará um movimento três vezes maior do que o habitual para um dia de semana.


“Preparar a equipe, desenvolver um cardápio especial para a data e abrir reservas prévias podem ser boas estratégias para garantir um bom faturamento”.  

Bianca que atua há 12 anos no mercado de food service e tem mais de 70 clientes entre bares e restaurantes de todo o Brasil, acredita que o faturamento no dia 12/06 (quarta-feira) chegue a 30% mais do que um sábado comum.


A especialista em negócios gastronômicos dá cinco dicas para que os bares e restaurantes consigam ter sucesso no Dia dos Namorados:


1 - Planeje sua equipe. “Dia dos namorados é uma data especial. Se prepare para trabalhar com uma equipe maior do que trabalharia numa operação de quarta-feira comum.  Isso, evita que os clientes tenham uma experiência ruim numa data como essa”, afirma Bianca.


2- Prepare um cardápio especial. “O menu especial do dia dos namorados não precisa ser muito elaborado, mas é importante ter um prato especial no cardápio. O ideal seria um menu com entrada, prato principal e sobremesa, isso ajuda a ter mais rapidez no processo de venda, entrega e fechamento”, explica a especialista.


3 – Desenvolva uma bebida especial.  Para Bianca ter uma bebida alcoólica especial e uma não alcóolica pode ser uma boa estratégia. O objetivo é que ela seja exclusiva para a data. Ela garante que o sentimento de exclusividade ajuda a criar conexão com os clientes e fazer com que eles não esqueçam mais do bar ou do restaurante.


4 - Decore o restaurante com elegância. “Aproveite a ocasião para criar um ambiente diferenciado, para mergulhar no clima da data. Não precisa de alto investimento, podem ser uma iluminação com velas, meia luz, uma trilha sonora romântica no fundo” diz.


5 - Não esqueça do delivery. “Se você trabalha com delivery, invista em embalagem ou lembrancinha personalizada para ir junto com o pedido. Os clientes podem se sentir tão especiais quanto os clientes que estão no salão, isso faz com que eles guardem a recordação e o estabelecimento se destaque”, garante Bianca Fraga.


Foto: Divulgação

Mais matérias Economia