Ao completar um ano de ativação, na última quinta, o 5G pouco avançou no País, na avaliação de especialistas em inovação tecnológica. Para eles, essa expansão ao longo desse período foi pequena diante do que essa geração de tecnologia pode oferecer de benefícios e agilidade à sociedade. Hoje, o País registra uma cobertura em 315 municípios.
Dessa forma, o 5G já alcançou mais de 10 milhões de usuários, segundo o Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade. A expectativa é de que esse número de pessoas aumente ainda mais durante este ano, pois 1.610 municípios já receberam autorização da Agência Nacional de Telecomunicações para ativar o sinal.
Contudo, a ativação depende de as operadoras implantarem os equipamentos e fazerem o pedido junto ao órgão. De acordo com o especialista em tecnologia e CEO da BTTech, Ruy Rede, o avanço dessa tecnologia ainda foi muito pouco perto do que ela pode oferecer.
“As propagandas criaram as expectativas de um mundo totalmente novo com experiências incríveis, mas os usuários finais ainda vivem os problemas de conexão e queda de linha. Talvez o lado de games tenha sentido melhor este avanço, mas ainda há muito a se fazer para que a tecnologia tenha seu aproveitamento”, avalia.