Iniciativa privada leva acesso à água potável a duas comunidades no Pará

Iniciativa faz parte do ecossistema de negócios de impacto Heineken SPIN e levará mais de 20 milhões de litros de água potável a comunidades de Belém e Benevides

31/08/2025, 16:00
Iniciativa privada leva acesso à água potável a duas comunidades no Pará

Belém, PA - As ações de impacto de uma multinacional na área de bebidas vai levar 20 milhões de litros de água potável a comunidades de Belém e Benevides, beneficiando mais de 500 pessoas no Pará. A iniciativa faz aparte do compromisso da Mamba Water Project, marca de água em latas do grupo Heineken, que firmou o compromisso de doar um litro de água potável para cada lata de água vendida.


No município de Acopiara, no Ceará, o projeto já viabilizou o acesso a mais de 16 milhões de litros de água e, agora, expande suas ações para as cidades de Belém e Benevides, no Pará - Estado que receberá a Conferência do Clima das Ações Unidas, a COP30, em novembro deste ano. 


Em Belém, o projeto será implementado na Ilha do Combu, beneficiando aproximadamente 420 pessoas. Já em Benevides, a iniciativa atenderá a comunidade do Taiassuí, formada por cerca de 126 moradores. As duas localidades receberão Estações de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para fornecer mais de 20 milhões de litros de água potável, garantindo acesso contínuo e de qualidade ao recurso. 

 

COP 30


A chegada do projeto ao Pará também marca o início do legado de Heineken Spin rumo à COP30. O projeto conta com o apoio institucional da Ball, da Ambipar e da Volkswagen Caminhões e Ônibus, demonstrando a força de um ecossistema colaborativo.


 "Levar água potável para comunidades como a Ilha do Combu, um lugar cercado por rios, mas onde um dos maiores desafios ainda é a falta água para beber, é simbólico e necessário. Com essa entrega, reforçamos nosso objetivo de construir um ecossistema de impacto que responda às necessidades reais dos territórios. Em Benevides, nosso relacionamento com a comunidade se fortalece ainda mais, por ser também o local onde abriga uma de nossas cervejarias", diz Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo Heineken. 


Urgência

 

A escolha das regiões foi guiada pela urgência e relevância dos desafios enfrentados pelas comunidades no acesso à água potável. Na Ilha do Combu, em Belém, famílias da comunidade de Piriquitaquara enfrentam dificuldades para obter água própria para consumo. Sem abastecimento regular, precisam comprar garrafões e transportá-los de barco, o que consome tempo e impacta o orçamento familiar.


Em Benevides, o deslocamento até fontes de água pode levar até 40 minutos de barco, e levantamentos realizados apontaram que a água disponível na região apresenta limitações para o consumo direto, reforçando a importância de soluções estruturantes e sustentáveis, como as Estações de Tratamento de Água (ETA), que garantem acesso contínuo e seguro a esse recurso. 


Em 2025, a expectativa é alcançar aproximadamente 18 milhões de latas vendidas, o que deve resultar na doação de cerca de 20 milhões de litros de água por meio dos projetos realizados no Pará. A projeção é que esse número ultrapasse 150 milhões de litros até 2033.


Foto: Agência Pará

Mais matérias Cidades