Belém, ao ser reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, reafirmou sua posição como um dos maiores polos culturais e gastronômicos do mundo. É a única cidade da região Norte a ter esse título que valoriza a riqueza da culinária, profundamente enraizada nas tradições amazônicas, e impulsiona a economia local ao atrair turistas e promover os produtos típicos da região. Pensando nisso, a partir desta sexta-feira (10), estão abertas as inscrições para o projeto “Talentos da Cozinha Amazônica – Rumo à COP30”, realizado pelo Instituto Ambient em parceria com a Suzano, que irá atender à comunidade do entorno da fábrica da empresa, localizada no bairro da Sacramenta, em Belém.
Serão disponibilizadas 120 vagas para pequenos(as) empreendedores(as), priorizando mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar de até um salário mínimo, que residam na Sacramenta e bairros adjacentes. O projeto deve impactar indiretamente cerca de 600 pessoas dessas famílias e das comunidades.
O “Talentos da Cozinha Amazônica – Rumo à COP30” deve utilizar, prioritariamente, ingredientes locais e reaproveitar integralmente alimentos típicos da região, promovendo sustentabilidade. O objetivo, além de proporcionar novas oportunidades de geração de emprego e renda, é sensibilizar sobre a importância cultural e econômica da culinária amazônica, encorajando o uso desses ingredientes como diferencial competitivo no mercado de trabalho.
Ao final do projeto, que terá aulas específicas sobre empreendedorismo e gestão financeira para apoiar iniciativas próprias, 20% dos(as) participantes serão encaminhados(as) para vagas no mercado formal, por meio de parcerias com empresas e instituições do setor gastronômico, criando uma rede de contatos entre participantes e empregadores, facilitando futuras oportunidades.
Serviço - Talentos da Cozinha Amazônica – Rumo à COP30
Inscrições: de 10 a 31/01/2025
Onde se inscrever - Pelo link: bit.ly/talentosdacozinha