Belém, PA - Quando a partida já se encaminhava para mais um empate dentro de casa, eis que Val Soares acerta um chute daqueles de cinema, colocando a bola “lá onde a coruja dorme”, como diriam os mais antigos, para dar à torcida bicolor um alívio que já não era sentido há cinco rodadas. Já tinha tempo que o Papão não conquistava três pontos.
A vitória na noite desta sexta, 12, por 2 a 1 sobre o Vozão, no estádio da Curuzu, em Belém, quebrou uma sequência de cinco empates seguidos do time bicolor. Aliás, o Paysandu é a equipe que mais empatou até aqui na competição. Foram oito resultados iguais em 15 rodadas disputadas, o que tem mantido o Paysandu mais tempo na parte de baixo da tabela do que o contrário.
O Papão abriu o placar logo no primeiro lance em que foi ao ataque. Cazares recebeu em profundidade pela direita e, com capricho, cruzou para Nícolas, que bateu de primeira para fazer Paysandu 1 a 0. O gol chegou a ser anulado pela auxiliar, que alegou impedimento do meia bicolor, mas, depois de cinco minutos de paralização, o árbitro de vídeo mostrou que a posição de Cazares era legal no lance e confirmou o gol do time paraense.
A partida seguiu equilibrada, com boas oportunidades para os dois lados. Mas, aos 36 do primeiro tempo, Rafael Ramos acertou um chute indefensável, do meio da rua, para deixar tudo igual na Curuzu. 1 a 1. O gol do Ceará foi sentido pelo Papão, que começou a errar bastante no setor defensivo.
O time visitante voltou melhor do intervalo e fez o goleiro Diogo Silva trabalhar bastante. Quando a partida já se encaminhava para mais um empate, Val Baiano acertou o ângulo do gol cearense para marcar um golaço e deixar o Paysandu em vantagem novamente. 2 a 1 e muita festa na Curuzu, que estava lotadíssima.
O técnico Léo Condé ainda realizou três substituições na equipe do Ceará para tentar o empate a todo custo, mas, desta vez, o time bicolor estava atento e não deu bobeira para deixa a vitória escapar, a exemplo do que vinha acontecendo na Curuzu. Com o resultado, o Papão chega a 20 pontos e ocupa, agora, a 12ª colocação na classificação geral.
O próximo desafio do Papão será no próximo sábado, dia 20, também na Curuzu, em Belém, contra a Ponte Preta-SP. Já o Ceará vai até Santa Catarina enfrentar o Avaí. As duas partidas serão válidas pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Foto: Jorge Luís Totti/PSC