Dorival Jr. comandará nesta segunda-feira (11), no Estádio Mangueirão, em Belém, o primeiro treino da Seleção Brasileira para os jogos contra Venezuela e Uruguai, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A Amarelinha enfrenta os venezuelanos na quinta-feira (14), às 18h, em Maturín, e volta ao Brasil para jogar em Salvador diante do Uruguai, no dia 19, às 21h45, na Arena Fonte Nova.
Em entrevista à CBF TV, o técnico explicou que espera que a Amarelinha nos próximos confrontos tire proveito do desempenho da Data Fifa de outubro, em que venceu o Chile por 2 a 1, em Santiago, e goleou o Peru por 4 a 0, em Brasília. Destacou também a campanha da Venezuela, que não perdeu em casa.
“Espero que nós possamos aproveitar tudo aquilo que foi feito nos dois jogos anteriores. Tiramos coisas positivas e vamos levar para uma partida tão importante. A Venezuela está invicta dentro de seu estádio, jogando com muita propriedade, e nós teremos um compromisso difícil, porém, acredito que estejamos ainda melhor preparados do que nas partidas anteriores.”
Manutenção do grupo
Para este período, grande parte da lista anunciada por Dorival já esteve na Amarelinha sob o comando do treinador. A única novidade é Murillo, zagueiro do Nottingham Forest, da Inglaterra, chamado pela primeira vez para a Seleção. O técnico explica que a manutenção de um grupo será importante para as partidas, considerando o tempo curto para treinamentos, especialmente antes do duelo contra a Venezuela.
“Teremos praticamente apenas dois períodos de treinamento para enfrentar a Venezuela. Teremos que ter muito cuidado especial, uma preparação acima do normal para um jogo em que nós precisaremos de toda a força possível, para que encontremos o melhor resultado. São jogadores que já se conhecem, que vêm começando a encontrar um caminho importante, que eu espero que seja ainda melhor após essas duas partidas seguidas.”
Carinho de Belém
A Seleção Brasileira voltará a Belém, cidade que recebeu a equipe em 2023 para o jogo contra a Bolívia, para fazer a preparação visando à partida contra os venezuelanos. No ano passado, a estadia na capital paraense reuniu multidões em treinos, jogos e no hotel da delegação, fenômeno que se repete em cada destino da Amarelinha.
“Temos encontrado um ambiente muito favorável em todos os locais que estamos dentro do país. Espero que novamente em Belém aconteça uma movimentação que provoque em todos nós a sensação de vestir essa camisa com muito orgulho, dedicação, entrega, comprometimento, que é o que precisaremos para esses dois jogos seguintes, que serão fundamentais no equilíbrio da nossa posição na tabela de classificação."
Seleção em Salvador
Logo após o duelo contra a Venezuela, a delegação brasileira viajará rumo a Salvador para encarar o Uruguai, na terça-feira (19), às 21h45, na Arena Fonte Nova. A Amarelinha, que ocupa a quarta posição, com 16 pontos, entrará em campo diante do terceiro colocado, com a mesma pontuação. Com o apoio do torcedor baiano, Dorival espera devolver o incentivo com um desempenho importante.
"O povo sempre acolheu muito bem a Seleção Brasileira, e novamente teremos uma oportunidade de estarmos em Salvador, espero que possamos retribuir o carinho do torcedor com uma grande atuação. A equipe uruguaia é muito bem preparada, vem à nossa frente nesse momento na fase classificatória e será um jogo fundamental, para que possamos consolidar nosso caminho, desde que também façamos um jogo seguro e equilibrado."
Texto: CBF
Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag.Pará